Acidente com avião da Voepass em Vinhedo: o que falta esclarecer sobre a queda da aeronave

O Cenipa apresentou os esclarecimentos iniciais sobre o acidente aéreo da Voepass em Vinhedo e os pontos ainda em investigação, como o funcionamento do sistema de degelo, manutenção e consciência situacional dos pilotos.

Destroços do avião da Voepass após acidente no dia 9 de setembro | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O acidente aéreo com a Voepass em Vinhedo (SP), ocorrido no dia 9 de agosto, teve seus primeiros esclarecimentos revelados no relatório preliminar do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), divulgado nessa sexta-feira, 6 de setembro. As investigações seguem em andamento para identificar as causas do acidente.

INVESTIGAÇÃO SOBRE O SISTEMA DE DEGELO E MANUTENÇÃO DA AERONAVE

Uma das questões em análise é o funcionamento do sistema de degelo. Segundo o Cenipa, a aeronave estava com a manutenção em dia e todos os sistemas obrigatórios para navegação estavam operacionais. Contudo, a gravação de voz dos pilotos, recuperada após o acidente, revelou uma conversa sobre o não funcionamento de um dos sistemas de antigelo. Um dos pilotos mencionou, ainda, a presença de "bastante gelo" durante o voo.

Apesar de os dados recuperados de uma das caixas-pretas não indicarem falhas no sistema, os investigadores estão apurando se o dispositivo funcionou corretamente quando acionado. O relatório indica que o sistema de degelo foi ativado três vezes e desativado duas vezes, mas ainda não se sabe o motivo para tal ação.

ANÁLISE DOS SISTEMAS E COMPUTADORES DA AERONAVE

O brigadeiro do ar, Marcelo Moreno, chefe do Cenipa, explicou que diversos computadores da aeronave foram preservados no acidente e serão analisados. Estes equipamentos podem fornecer informações importantes sobre o funcionamento dos sistemas no momento do acidente.

CONSCIÊNCIA SITUACIONAL DOS PILOTOS

Outro ponto de investigação é a consciência situacional dos pilotos. A equipe de investigadores está avaliando se os pilotos estavam cientes da real situação durante o voo. Para isso, serão cruzados dados de comunicação, registros de saúde, avaliações psicológicas das falas e outros dados de voo.

DETALHES A SEREM ESCLARECIDOS

Um aspecto curioso é que a tripulação não reportou emergência durante o voo, o que levanta questões sobre o que levou a aeronave a cair, mesmo estando com a manutenção em dia e com uma tripulação treinada para lidar com as condições enfrentadas.

DETALHES DO VOO E ACIDENTE

O avião modelo ATR-72, da Voepass, decolou de Cascavel (PR) no dia 9 de agosto às 11h46, com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), onde deveria pousar às 13h40. Entretanto, o avião perdeu sustentação em voo e colidiu com o solo às 13h22, na cidade de Vinhedo (SP).

As investigações continuarão para determinar as causas do acidente e garantir que os sistemas da aeronave estavam operando corretamente. O relatório final do Cenipa trará mais detalhes sobre o que aconteceu no voo.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES