Um idoso, que estava acamado, foi levado a uma agência do Banco do Brasil, na Av. 4 de julho, em Piripiri, para realizar a prova de vida. A exigência aos aposentados é que se não realizarem o procedimento poderão ter seus pagamentos bloqueados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Com a idade avançada e a saúde fragilizada, ele foi levado dessa forma à agência. As cenas geraram indignação de quem presenciava a chegada do octagénário, que foi acompanhado de familiares em uma ambulância. Em uma maca, ele foi levado até a área interna da agência do banco. Um vídeo foi enviado ao site PIRIPIRI REPÓRTER mostra o momento da chegada.
Funcionários do Banco do Brasil, informaram que, por cota da pandemia, o INSS liberou outras formas de fazer a comprovação da prova de vida. O órgão previdenciário retornou com a medida com calendário escalonado. O INSS no Piauí informa que aguarda, aproximadamente, 680 mil pessoas para a realização da prova de vida, que voltou a ser obrigatória a partir desse mês de junho.
De acordo com profissionais do banco, uma das formas é um familiar ser procurador junto ao INSS. A pessoa que passa a ser procuradora e pode ir ao banco sem necessidade de trazer aposentado acamado presencialmente. Informaram ainda que tem a alternativa do uso do aplicativo o "Meu INSS".