Ter acesso a lazer e conhecer novos sabores são atividades essenciais e que marcam a infância, já que normalmente representam diversão e aprendizado. Algumas crianças, no entanto, não conseguem aproveitar esse tipo de socialização devido à condição econômica.
Foi pensando nelas que a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) criou o projeto de responsabilidade social chamado “Semana da Criança”. A iniciativa tem o objetivo de promover a inclusão social e integração de crianças carentes entre restaurantes e lanchonetes do país através de refeições e atividades recreativas.
Este ano, a Abrasel seccional do Piauí selecionou 32 restaurantes e lanchonetes das cidades de Altos e Teresina para promoção de experiências gastronômicas, entre os dias 3 e 14 de outubro. Cerca de mil crianças de escolas municipais, instituições filantrópicas e de comunidades de baixa renda foram contempladas com um dia divertido e repleto de sabores.
Na última quarta-feira (5), um restaurante situado na zona Norte de Teresina participou pela terceira vez da ação de solidariedade. Às margens do rio Poti, pais, crianças e professores do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Peixe Vivo aproveitaram um dia relaxante com brincadeiras e boa gastronomia.
O restaurante preparou sanduíches, guloseimas e acionou uma equipe de animadores de festa infantil para proporcionar um dia agradável e aconchegante aos pequenos visitantes.
Jaqueline da Silva, moradora do bairro Poti Velho, entrou no restaurante pela primeira vez com o filho. A dona de casa de 21 anos aprovou a experiência e agradeceu o convite feito pela escola.
“Mesmo morando perto, a minha família não tem o costume de sair para restaurantes. Meu filho ficou muito feliz e deu para aproveitar da forma que a gente gosta”, contou.
Ação alimenta sonhos de muitas crianças
Rafael Nascimento, conselheiro da Abrasel no Piauí, afirma que a ação da entidade alimenta sonhos de crianças que, por razões financeiras, não têm a oportunidade de apreciar momentos de lazer. “Estamos promovendo essa ação desde 2019 e só aumenta o número de crianças para participar do projeto. Parece algo simples, mas representa muito para os donos de estabelecimentos e para as crianças que não têm acesso a esse tipo de entretenimento”, falou.
Ao longo de meio século de história em Teresina, além de receitas, o restaurante que participou do projeto também acumula projetos sociais em apoio à comunidade vulnerável. Nivaldo Robert Silva Filho, proprietário do restaurante, frisa que ações fazem parte do pilar principal do estabelecimento, o bom relacionamento com a comunidade.
“Já fui criança e lembro que não tive essa oportunidade. Dar apoio, fazer parte e pensar nas crianças, especialmente da zona Norte, faz parte da nossa história e nós deixa muito felizes. Preparamos um banquete com as comidas preferidas das crianças para homenageá-las”, disse.
Para a diretora do CMEI Peixe Vivo, Cilene Vale, acrescenta que a ação da Abrasel é importante para criar experiências positivas e elevar a autoestima das crianças. A partir de atividades recreativas, são criadas lembranças afetivas e cheias de significado. “É algo único para eles, é um momento de pura emoção. A criança gosta de novidades, de brincar, de experimentar novos sabores. A parceria com a Abrasel é um presente para todos nós”, falou.