O estádio do Maracanã foi palco nesta sexta-feira da cerimônia de abertura da Olimpíada do Rio de Janeiro, que contou com muitos recursos visuais e a presença de grandes artistas da música brasileira.
O espetáculo
Cerca de 4.800 pessoas participaram da apresentação, que começou às 20h. Baseada em temas como sustentabilidade, o sorriso brasileiro e a "gambiarra", incluiu dança, música, luzes, fogos de artifício, história e celebridades.
Apesar de Fernando Meirelles, diretor do espetáculo, ter afirmado mais cedo que o último ensaio antes da cerimônia foi um desastre, o público no estádio e os milhares de telespectadores ao redor do mundo assistiram a um show espetacular.
O músico Paulinho da Viola iniciou a cerimônia cantando o Hino Nacional. A trilha sonora continuou com a participação de artistas como Elza Soares, Jorge Ben Jor, Marcelo D2, Karol Conká e Zeca Pagodinho, além de outras músicas que foram do samba, passando pelo maracatu e pelo rap, até o funk.
"Garota de Ipanema", de Tom Jobim
Durante "Garota de Ipanema", de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, a modelo gaúcha Gisele Bundchën desfilou pelo palco.
A parte visual buscou representar símbolos brasileiros, como as florestas, e parte da história do país, começando pelos povos indígenas e a chegada dos portugueses, passando pelo desembarque dos povos africanos durante a escravidão e a migração de árabes e orientais.
Também foram retratados o crescimento das grandes cidades e o trabalho de nomes como o arquiteto Oscar Niemeyer e o paisagista Burle Marx.
14-Bis
Um dos pontos altos da cerimônia foi o voo de uma réplica do 14-Bis, de Santos Dumont.
Outro ponto que chamou a atenção foi o fato de o presidente interino Michel Temer não ser anunciado no evento. Segundo os organizadores, ele quis evitar vaias.
Veja nas imagens como foi a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.