Começou hoje, quinta-feira (25), a abertura da campanha 'Abrace a São Benedito' na praça da Liberdade que vai arrecadar recursos para a conclusão da reforma do templo cristão, fechado desde 2006. Estiveram no lançamento o Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto, o pároco da paróquia, Frei Francisco das Chagas além de autoridades do clero e políticos. Segundo os engenheiros, o prazo estimado para conclusão da reforma será de seis meses. A meta da campanha é arrecadar R$ 1 milhão, dinheiro que vai ser usado para a recuperação da igreja.
No ato foi apresentado as formas de contribuição para a campanha que incluirá carnês, depósitos bancários, doações por cartão de crédito e débito e até uma vaquinha virtual. O pároco da São Benedito, Frei Chagas fez um pedido em que é preciso abraçar a causa com gestos concretos. "Se cada um abraçar, rapidamente, teremos aquilo que nós necessitamos. Queremos a nossa igreja de portas abertas e queremos todos ajudando".
Durante a apresentação, Dom Jacinto Brito parabenizou a ação e agradeceu os convidados presentes. O religioso sente saudade de entrar no tempo e ressaltou que o local traz a alma de todo teresinense e de visitantes que ali passam por está geograficamente situada no aglomerado das avenidas.
"A igreja faz um apelo a que se encontra e a arquidiocese esteve atenta desde o início. A São Benedito é uma 'filha' de nossas igrejas. Desde março quando conseguimos a licença para a recuperação da reforma e agora, pelo incidente, para o restauro. Essa causa é uma causa nossa, uma causa de fé mas é também uma causa cultural, afetiva", disse o Arcebispo.
A vice-governadora, Regina Sousa, mensurou que a causa é necessária e que outras ações precisam ser mais rápidas. "Pela pressa, temos que ter outras formas de fazer a campanha financeira, basicamente precisamos ter ações mais concretas e mobilizadoras. Deixo uma ideia, um desafio para que 50 amigos da igreja mobilizem R$ 5 mil", sugeriu.
Um dos maiores símbolos de Teresina, a Paróquia de São Benedito, localizada no início da Avenida Frei Serafim, no centro da cidade, está tentando se reerguer da queda do pináculo, ocorrida em 2016, quando a Igreja, na época, passava por uma obra para instalação do sistema de climatização. Por conta do incidente, as missas e demais atividades foram suspensas, desde essa data, no local.
A igreja foi construída em 1886, sendo o terceiro templo católico a ser construído na capital do Piauí e é um cartão-postal da cidade. Com 120 anos depois, espera-se que a sociedade teresinense abrace essa causa e participe para que a igreja seja reaberta para as celebrações, novenas e outros eventos religiosos.