A Expedição Serra das Águas Coloniais que acontece nos dias 24 e 25 de Maio, tem como objetivo de explorar o patrimônio cultural, natural e histórico do Piauí. A expedição vai visitar oito municípios do Norte do Estado e terá cobertura completa da Rede Meio Norte. As cidades visitadas serão: José de Freitas, Batalha, Cocal da Estação, Cocal dos Alves, Piracuruca, Brasileira, Piripiri e Pedro II.
O ecoaventureiro Alcide Filho iniciou o trajeto junto com o desembargador Carlos Augusto Pires Brandão que destacou a importância da expedição. Um dos focos a serem impulsionados é o Ecoturismo, suas repercussões empreendedoras, ações de preservação e a prática da Educação Patrimonial, incluindo um maior reconhecimento e cadastro das potencialidades naturais.
“Nós conhecemos muito pouco, não só o Piauí mas o Brasil de uma maneira geral, então essa expedição que acontece já tem várias edições pretende agora desbravar o Norte do Estado. Vamos conhecer casarões coloniais, igrejas coloniais, as cachoeiras também que estão quase abandonadas merecendo uma proteção ambiental para que a gente faça arranjos, seja arranjos produtivos para gerarem oportunidades, empregos, negócios e proteção ao meio ambiente e também ao patrimônio histórico cultural”, declarou o desembargador.
Ainda segundo ele, o cenário do Piauí é de conquistas. “As serras do Piauí foram descritas em 1697 como limitando-se até as terras da Espanha, então esse cenário de guerra que houve aqui no Piauí faz dessa terra uma terra de conquistas, de povo heróico e é necessário que a gente retome esses tesouros da glória para que a gente se fortaleça e possa planejar um futuro mais próspero para o Piauí”, disse.
Toda expedição tem a cobertura especial e exclusiva das mídias que integram o Grupo Meio Norte de Comunicação, que é o maior do Estado do Piauí e tem o cross mídia mais forte da região. Através das rádios, jornal, TV e portal, leva o conteúdo para mais de quatro milhões de pessoas do Meio-Norte do Brasil. O GMNC é o único meio capaz de proporcionar uma comunicação por inteiro.
Destaques de visitas: Casarão da Fazenda Ininga, local de nascimento do Engenheiro Antônio Sampaio (Fábrica de Campinas), em José de Freitas; Cachoeira do Xixá, em Batalha; Igreja de Frecheiras, em Cocal da Estação; Cachoeiras do Pirangi, em Cocal; Escola Agostinho Brandão, em Cocal dos Alves; Igreja do Carmo de Piracuruca / Museu de Piracuruca; Centro de Cultura de Piripiri; Memorial Milton Brandão, Pedro II; Serra dos Matões/Morro do Gritador, Pedro II; Ateliê de Opala Juscelino, Pedro II e Parque Nacional de Sete Cidades, Piracuruca/Brasileira/Piripiri.
Veja:
Atualização às 14h38
A Expedição Serra das Águas Coloniais chega a Batalha, município localizado há 165 km da capital, Teresina. Neste trecho da jornada, o ecoaventureiro Alcide Filho e seus companheiros desbravam as ricas cachoeiras da região. Diante do espetáculo das águas, a comunidade trouxe demandas importantes.
“A expedição Serra das Águas Coloniais prossegue e marcou presença no município de Batalha, onde conhecemos a Cachoeira do Xixá e ouvimos autoridades, políticos e artistas que pedem a recuperação da estrutura da passarela da Cachoeira do Urubu. A sustentação das vigas e do concreto está preservada, mas o piso de tábuas e madeira precisa de recuperação imediata. A passarela teve que ser interditada por questões de segurança”, conta Alcide Filho.
Autoridades marcaram presença na expedição. “A presença de políticos, como o deputado estadual Átila Lira, além do desembargador Carlos Augusto Brandão e representantes de diversos órgãos, inclusive federais, como o Ministério do Turismo, ouviram atentamente as demandas. Isso que faz a Caravana e a Expedição Pense Piauí, buscando soluções”, acrescenta o ecoaventureiro.