A pandemia trouxe para muita gente sentimentos que se confundem em meio a solidão e ao estresse e a necessidade de interagir, coisa que nem sempre é possível. A internet acabou virando companhia para muitos, neste momento de isolamento.
Estudo internacional Collaborative Outcomes study on Health and Functioning during Infection Times (COH-FIT) traz dados que refletem a atual realidade de isolamento e necessidade de buscar o contato com as pessoas, mesmo que seja pela internet. O computador passou a ser companhia e fonte de trabalho para muitos.
Mais de 40% das pessoas está sofrendo com o aumento expressivo do estresse. O COH-FIT é o mais abrangente estudo a avaliar os impactos da pandemia na saúde global da população, e está sendo aplicado em 148 países - incluindo o Brasil.
A maior parte dos participantes, no país, tem idade entre 26 e 47 anos. A proporção de mulheres é maior em relação aos homens, na média mais velhos do que elas.
Solidão tem aumentado
Segundo o estudo, mais de 40% afirmam que a sensação de solidão se agravou durante o período, mesma porcentagem que representa as pessoas que se perceberam mais ansiosas.
As mulheres foram mais afetadas pela raiva do que os homens, totalizando 50% das pessoas que sofreram com o agravamento do sentimento, contra 30% dos homens. Mas elas foram, por outro lado, tomadas pelo altruísmo com mais intensidade (25%) do que os homens (10%).
A vontade de ajudar ao próximo, porém, não se destaca nesse período, não havendo grandes diferenças entre adultos de meia-idade e idosos, cuja média ficou em 20%.
Uma alta proporção dos entrevistados (75%) relatou um aumento nas horas gastas com a mídia. Entre as mulheres, o aumento do tempo on-line foi substancialmente maior (80%) em comparação com os homens.
Para os respondentes, o uso constante das redes sociais amenizou o sentimento de solidão de 75% dos entrevistados.
A pesquisa mostrou que o uso dessas redes foi adotado como estratégia para enfrentar esse período, mas não foi o único. Exercícios físicos, interações sociais remotas (comemorar o aniversário pelo meet), voltar a estudar, investir em um parceiro fixo e até adotar um animal de estimação foram as ações mais comuns nesse período.