700 pessoas não realizam teste do Detran devido greve dos instrutores em Teresina

700 pessoas não realizam teste do Detran devido greve dos instrutores em Teresina

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Cerca de 700 usuários não fizeram os testes práticos para retirar a Carteira de Habilitação no pátio Davi Solano, em Teresina, por conta da greve dos instrutores das autoescolas.

Ontem, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) pediu reforço policial para realizar os exames atrasados. A greve está em seu terceiro dia e continua sem previsão para acabar.

Os instrutores de autoescola voltaram a protestar ontem, na sede do Detran, mas desde o dia 11 de agosto realizam paralisações das atividades, comprometendo a realização dos exames. A classe reivindica o reajuste de salário de 15% e de 10% no ticket-alimentação e plano de saúde.

De acordo com o secretário geral do Sindicato dos Instrutores e Funcionários de Autoescola do Piauí (SINFAEP-PI), Osmari Batista, os donos das autoescolas não estão dispostas a negociar com a classe, pois todas as assembleias marcadas, apenas 8 das 130 existentes compareceram, e que os salários não condizem com o piso nacional.

“Eles não querem negociar, das poucas assembleias que compareceram nos deram apenas 7,5% de reajuste. Nosso salário está defasado, faz anos que não é feito o reajuste adequado, atualmente está em R$ 950”, explica.

Instrutor há mais de sete anos, Paulo César da Silva afirma que a função realizada pela classe é trabalhosa, pois lidam com vários alunos por dia em um trânsito como o de Teresina e que alguns companheiros estão sendo inibidos pelos patrões a paralisarem suas atividades.

“Nós enfrentamos esse caótico trânsito todos os dias, ensinando os alunos a dirigirem. Alguns dos nossos colegas estão sofrendo represálias, por isso a menor quantidade de grevistas aqui. Somos cerca de 2.000 funcionários”, revela.

Mesmo com relatos de violência por parte dos grevistas, o sindicato garantiu que todos os participantes estão respeitando a realização dos testes feitos pelo Detran.

“Nós estamos apenas garantindo que as manifestações sejam realizadas, ainda há 50% de instrutores trabalhando para que não prejudiquem os alunos”, informa Osmari.

Em nota, o Detran-PI informou que todos os usuários que tiverem seus testes marcados devem comparecer ao pátio Davi Solano, já que a polícia irá assegurar que os testes sejam realizados com toda a segurança, tanto para o candidato quanto para as autoescolas, e que não irá isentar os alunos de pagar o reteste, pois está proporcionando uma estrutura para que o mesmo seja efetuado.

O reteste só poderá ser feito 15 dias após a data que estava marcado inicialmente, pois o sistema não é liberado antes deste período.

Até o momento a greve dos instrutores e funcionários das autoescolas segue em manifestação nas portas das autoescolas da capital e sem previsão para encerrar.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES