Teve início segunda-feira (19/11/2012) a 7ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos da América do Sul. O evento, que acontece anualmente, visa a discussão desse tema tão relevante(direitos humanos) por parte dos mais diferentes públicos através da exibição de produções cinematográficas a serem expostas por todas as capitais brasileiras. Em Teresina, a Mostra acontece no Complexo Cultural Clube dos Diários, mais precisamente, na Sala Torquato Neto,no centro da cidade.
A programação da Mostra reúne mais de 37 filmes, representando oito países da América do Sul. Diversos longas-metragens - alguns ainda inéditos em solo brasileiro - terão espaço no evento, que ainda contará com sessões de audiodescrição e closed caption(para deficientes visuais), fato esse que proporcionará uma ótima acessibilidade aos visitantes da Mostra. Walfrido Salmito, coordenador da mostra no Piauí, lembra que ela está a cada ano mais competitiva e,nesta edição, não será diferente.
A expectativa é que seiscentas pessoas por dia passem pelo Complexo Cultural Clube dos Diários,totalizando quatro mil pessoas ao final do evento que terá duração de cinco dias. ?Esse ano contamos com o apoio da SASC, SESC, Secretaria Estadual de Educação e entidades ligadas aos direitos humanos?, comenta.
O grande homenageado do evento neste ano é o documentarista Eduardo Coutinho. Nas sessões exibidas hoje nos horários das 14h e 16h haverá o recurso da audiodescrição para que deficientes visuais possam também assistir a mostra. A Associação de Cegos do Piauí já confirmou presença.Mais informações no site www.cinedireitoshumanos.org.br