O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou nesta sexta-feira (11), dados de sua mais nova pesquisa "Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil". Quanto à representatividade no meio político, o estudo mostrou que 58,6% dos prefeitos eleitos em 2020, eram de cor ou raça preta ou parda, percentual inferior à sua representatividade na população, que chega a 79,9%.
Por outro lado, a população piauiense de cor ou raça branca, apesar de representar apenas 19,9% do total da população, elegeu cerca de 39,6% dos prefeitos, praticamente o dobro da representação populacional.
A população preta representa especificamente 8,4% da população e elegeu 3,2% dos cargos. Por sua vez, a população de cor ou raça parda, que representa cerca de 71,5% da população, sagrou-se eleita em 55,4% dos cargos.
Representatividade na Câmara Municipal
A situação já tende ao equilíbrio quando o cargo é o de vereador, pois a população de cor ou raça preta e parda elegeu cerca de 70,7% dos vereadores no Piauí, sendo a sua representatividade na população de cerca de 79,9%. Por sua vez, a população branca, que representa cerca de 19,9% da população do estado, elegeu 27,1% dos vereadores.