52% dos brasileiros engordaram durante a pandemia

O aumento de peso médio global foi de 6,1 kg enquanto a média no Brasil foi de 6,5 kg

Ganho de peso na pandemia | Freepik
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Ficar em casa, paralisar as atividades físicas e até a diminuição nas subidas de escadas no trabalho e no condomínio contribuíram para o ganho de peso de muitas pessoas, durante a pandemia do novo coronavírus.

Uma pesquisa online, realizada pelo Instituto Ipsos, revelou que o isolamento social trouxe ganho de peso às pessoas de 30 países. Segundo o levantamento, 31% dos entrevistados engordaram. No Brasil, o índice chega a 52%.

O aumento de peso médio global foi de 6,1 kg enquanto a média no Brasil foi de 6,5 kg. A pesquisa foi realizada com 22 mil pessoas de 16 a 74 anos, entre 23 de outubro e 6 de novembro de 2020, e divulgada em janeiro deste ano.

Brasileiros ganham peso durante a pandemia (Foto: Freepik)

A analista financeira Cláudia Fragoso, 48, diz que engordou dois quilos no final do ano e reclama que está difícil de eliminar o peso. "Perdi oito quilos em 2019 e quatro quilos em 2020. E agora estou com todas as luzes de alerta acesas."

Membro do programa de emagrecimento do Vigilantes do Peso, Fragoso afirma que, neste momento de quarentena, é natural recorrer à comida diante da ansiedade, tristeza e falta de perspectiva. "Não dá para sair, passear, ver os amigos e estar perto da família. Para quem tem condições, o entretenimento é comer alguma coisa diferente, beber um vinho. E tudo isso vem acompanhado de calorias. Ninguém descontrai com uma saladinha e água com gás."

Ela afirma que a redução "absurda" dos movimentos do corpo -de uma forma geral, não só a prática de atividade física- contribuiu para o ganho de peso. "Não é só deixar de praticar atividade física, é parar de se movimentar, não temos mais aquela caminhada na hora do almoço, as escadas, aquela corridinha para pegar o ônibus. Nada."

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES