O Papa Francisco, que iniciou seu quinto dia de internação nesta terça-feira (18) devido a uma infecção respiratória “complexa”, não participará dos eventos do Ano Santo neste fim de semana, conforme anunciado pelo Vaticano.
O Papa, de 88 anos, está com uma infecção respiratória há mais de uma semana e foi internado no hospital Gemelli de Roma na sexta-feira (14). A missa papal programada para domingo (23) será mantida, mas será presidida por uma autoridade sênior, informou o Vaticano.
SITUAÇÃO CLÍNICA COMPLEXA
No sábado (15), uma audiência pública planejada foi cancelada "devido ao estado de saúde do Santo Padre", informou o Vaticano. Na segunda-feira (17), os médicos ajustaram pela segunda vez a terapia medicamentosa do Papa para tratar de uma "situação clínica complexa", conforme comunicado da Igreja.
Outros problemas de saúde
Os médicos diagnosticaram o Papa Francisco com uma "infecção polimicrobiana do trato respiratório", causada por uma combinação de vírus, bactérias e fungos. O pontífice, que é Papa desde 2013, enfrentou gripe e outros problemas de saúde nos últimos dois anos.
Quando jovem, ele teve pleurisia e perdeu parte de um pulmão, o que o tornou mais suscetível a infecções pulmonares.