Cinquenta e cinco casas foram atingidas na tragédia do Parque Rodoviário, ocorrida no dia 05 de abril deste ano, na zona Sul de Teresina, quando uma lagoa artificial em um clube desativado rompeu e devastou as moradias da região. Depois do primeiro atendimento, emergencial (social), seguido de visitas técnicas, a Prefeitura de Teresina (PMT) conseguiu identificar que 25 casas foram afetadas diretamente, com consequências sérias em suas estruturas físicas, e serão totalmente reconstruídas. Nas demais casas serão feitos os devidos reparos, como pintura, reconstrução de muros, correção de fissuras em paredes, entre outros reparos.
A afirmação partiu do superintendente de Desenvolvimento Urbano da Zona Sul, Paulo Lopes, em entrevista concedida ao Programa 'Fogo Cruzado', na TV Jornal Meio Norte.
Paulo Lopes explicou que algumas das casas irão permanecer no próprio local, já que as equipes de engenheiros da PMT e da Defesa Civil constataram que algumas casas foram atingidas devido ao volume de água, mas que essas casas não estão em área de risco.
"Inclusive, nós já estamos construindo casas novas, dessas 25, já estamos com cerca de quatro a cinco casas sendo reconstruídas, e estimamos que, em torno de 15, teremos que levar para um terreno próximo, já indicado e que fica no próprio terreno do clube da Telemar. O prefeito Firmino Filho determinou que fosse feita a desapropriação dessa área", disse.
Paulo Lopes disse ainda que será realizada uma intervenção e urbanização em todo o canal do rio Poti, nas proximidades da Avenida Celso Pinheiro, até a rua onde houve a obstrução das águas, por conta de uma parede existente no local.
Segundo ele, o projeto já está pronto e acrescenta que a urbanização irá proteger, inclusive, casas que estão no entorno do Parque Rodoviário.
"Algumas dessas casas, inclusive, não têm quintal, porque já existe a galeria no final. E com esse projeto de urbanização, nós iremos fazer um muro de contenção, de um lado e do outro. Devemos ter também um gradil, para proteger e impedir que as famílias retornem para aquele local, que é onde tem a galeria", esclareceu o superintendente da SDU/Sul. Algumas casas serão entregues às famílias dentro de uma semana, e as demais serão entregues à proporção que forem concluídas.