Para quem já se acostumou com os feriados prolongados dos últimos meses, podem esperar notícias boas. Durante o restante do ano de 2023, os brasileiros ainda devem comemorar mais folgas durante a semana. O segundo semestre promete mais datas comemorativas que caem no meio da semana.
Os feriados do segundo semestre começam a partir de setembro, com a comemoração da Independência do Brasil no dia 7 de setembro. Logo em seguida temos o Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida em 12 de outubro, ambos caindo em quintas-feiras.
No mês de novembro, o Dia de Finados ocorrerá no dia 2, também uma quinta-feira, enquanto a Proclamação da República está marcada para o dia 15, uma quarta-feira. O Dia da Consciência Negra, que é feriado em algumas cidades do país, ocorrerá no dia 20 de novembro, uma segunda-feira. Em dezembro, o feriado de Natal está marcado para o dia 25, também caindo em uma segunda-feira.
Confira os feriados do segundo semestre de 2023:
- 7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil
- 12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida
- 2 de novembro (quinta-feira): Finados
- 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República
- 20 de novembro (segunda-feira): Dia da Consciência Negra (adotado em parte das cidades brasileiras por leis municipais)
- 25 de dezembro (segunda-feira): Natal
O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, não é considerado um feriado ou ponto facultativo nacional, uma vez que sua observância depende de leis municipais ou estaduais. Portanto, não faz parte da lista de feriados nacionais. Neste ano, a data cairá em uma segunda-feira.
O Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, neste ano ocorre em um sábado. Embora não seja um feriado nacional, muitos estados e municípios costumam conceder ponto facultativo aos funcionários públicos e suspender o atendimento nas repartições públicas, exceto aquelas que desempenham atividades essenciais.