Dezoito praças e espaços públicos de Teresina passam a ter Internet gratuita e de alta velocidade para a população a partir desta quinta-feira,12. Trata-se da rede Wi-Fi Piauí Conect, parte do contrato pioneiro de Parceria Público Privada (PPP) que está melhorando o serviço de internet para órgãos públicos em 98 cidades piauienses.
A Praça Pedro II, no Centro, é um dos locais contemplados e será palco da solenidade de implantação do serviço, que acontece nesta quinta-feira (12), às 11h da manhã. O governador Wellington Dias participará da solenidade, que também terá transmissão ao vivo para a Praça da Bandeira, outro ponto com cobertura da rede.
Além da Praça Pedro II e da Praça da Bandeira, também passam a funcionar, nesta primeira etapa, outros Pontos de Acessos Públicos (PAPs) nos seguintes locais: parques Potycabana e Zobootânico; na Praça do Gari, na Praça do Conjunto João Emílio Falcão; na Praça do Renascença; na Praça do Parque Vitória; na praça embaixo da Ponte Juscelino Kubitschek; na Praça da Igreja Nossa Senhora de Lourdes; na Praça Sifrônio; na Praça do Terminal de Ônibus do bairro Mario Covas, na Praça da Vila Operária; na Central de Artesanato Mestre Dezinho; na Praça do Bela Vista, na Praça do Ginásio Mario Covas, na Praça Firmina Sobreira e no Complexo da Ponte Estaiada.
A SPE Piauí Conectado é a concessionária do serviço. O diretor-presidente, Emerson Silva, explica que os acessos serão feitos de forma simples, como em qualquer outra rede: O usuário clica no ícone de Wi-Fi do Piauí Conect em seu aparelho celular e cria um login após fornecer o número do CPF, o nome e data de nascimento, de forma simples e rápida. A partir daí, ele pode escolher para se conectar automaticamente ao se aproximar de algum ponto de acesso. "O Piauí Conect é mais um passo rumo à universalização do acesso à Internet de qualidade, que faz do Piauí pioneiro no Brasil" destaca o gestor.
A Piauí Conectado é uma das cinco empresas concessionárias que possuem contrato de PPP com o Estado do Piauí, através da Suparc. O objetivo dessa concessão administrativa é a construção, operação e manutenção de infraestrutura de transporte de dados, voz e imagem para a administração pública e a população piauiense.