A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) iniciou, na tarde da última terça-feira (22), em Ilha Grande, o treinamento para coleta e armazenamento adequado de substâncias oleosas. Também serão treinadas equipes designadas pelas prefeituras de Cajueiro da Praia, Parnaíba e Luís Correia.
Ao todo, já foram recolhidos nas praias piauienses aproximadamente 100 kg de resíduos oleosos na forma de óleo bruto e resíduos contaminados. Todo material encontrado foi prontamente acondicionado em sacos e depositado em recipiente plástico, permanecendo sob a guarda dos órgãos ambientais.
“O treinamento tem sido intenso. Nele, trabalhamos desde os aspectos da coleta até o acondicionamento de substâncias oleosas, destacando sempre a importância do uso de equipamento de segurança”, afirma a auditora fiscal Ambiental da Semar, Waneska Vasconcelos, responsável pelo treinamento.
De acordo com Renato Nogueira, Gerente de Fiscalização Ambiental da Semar, o monitoramento continua de modo intensivo. “As praias estão limpas, mas seguimos atentos. Nossa preocupação é retirar qualquer material oleoso que possa vir a aparecer nessas áreas e depois acondicioná-lo em local seguro, longe do meio ambiente”, destaca.
Após uma semana de trabalho por toda a extensão do litoral e inspeção detalhada em sítios nos quais ocorreram a maior deposição de resíduos oleosos, a Semar torna público o Relatório de Monitoramento Ambiental.
Relatório
A equipe responsável pelo material é formada por duas biólogas e um engenheiro químico. Os profissionais atestam que foram encontradas manchas de óleo dispostas pontualmente nas praias piauienses, variando de 2 cm a 140 cm.
As manchas não apresentavam aspecto de óleo fresco, sugerindo, portanto, que estavam depositadas no local a um certo tempo. Além disso, elas estavam depositadas em sedimentos arenosos, rochas e resíduos sólidos, como plásticos, cordas e pedaços de madeira ou agregadas a algas.