A 10º Caminhada da Fazenda da Paz acontece neste domingo (30), às 7h da manhã, na Avenida Frei Serafim, com percurso até a Câmara dos Vereadores. O evento, que já faz parte do calendário de Teresina, firma uma luta incessante contra as drogas. Este ano, assim como na edição passada, a Caminhada traz uma voz de combate ao alcoolismo nas escolas.
Com o tema “Viver Sem Drogas É X: Um Minuto Pela Vida”, a Caminhada espera até 12 mil pessoas, que irão às ruas a convite da Fazenda da Paz, comunidade terapêutica que trata dependentes químicos. “A Caminhada da Fazenda da Paz começou em uma parceria da Fazenda da Paz e o Grupo Meio Norte de Comunicação. Sempre fazemos referência à questão da droga no Piauí e Teresina. Começamos há 10 anos atrás, onde desde a primeira edição nós somos recebidos pela Câmara Municipal de Teresina”, conta Célio Barbosa, coordenador da Fazenda da Paz.
A Caminhada da Fazenda da Paz já fez valer leis de grande importância para o combate às drogas. “No dia de domingo temos uma audiência pública e dessa audiência sempre nasce alguma lei em referência às comunidades terapêuticas e às política de prevenção às drogas. A primeira fez nascer o Conselho de Políticas Sobre Drogas de Teresina. Tivemos outras importantes, como a proibição da mão de obra de pessoas acolhidas para vender caneta em ônibus. Essa foi a primeira lei do Brasil nesse sentido”, lembra Célio.
No entanto, ainda há um longo caminho de luta. “Nasceu o projeto de prevenção de no mínimo 15 minutos das escolas do município. A lei que faz com que as empresas que têm algum benefício do município tenha uma parcela de vagas de emprego para pessoas que sejam oriundas de comunidades terapêuticas, desde que seja capacitado. A última foi a única que não deu resultado. Nós fizemos a proposta de proibir bebida alcoólica em até 500 metros das escolas, mas ainda não conseguimos o apoio dos vereadores. Este anos vamos bater na mesma tecla. Vamos falar sobre o alcoolismo na escola. Temos crianças de até 10 anos fazendo uso abusivo de álcool”, lamenta o coordenador da Fazenda da Paz.
Secretário nacional participa da Caminhada
Quirino Cordeiro Júnior, gestor da Secretaria de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, participa da 10ª edição da Caminhada da Fazenda da Paz. “Estamos contado este ano com a presença do Quirino Cordeiro Júnior pois é uma ação de cidadania e família. É o que move a política nacional de inserção, prevenção, tratamento e políticas de pesquisa, além de políticas como um todo”, revela Célio Barbosa.
A ideia é fortalecer uma união de combate ao uso de entorpecentes, unindo pessoas que convergem com este ideal. “Nós sempre tivemos até 12 mil pessoas na Caminhada. Mas o principal é revelar o grande mal da epidemia da droga. A maioria das pessoas que vão são pessoas envolvidas nesta problemática. As autoridades não vão de autoridades, vão de cidadãos que pensam na melhoria da política sobre drogas”, finaliza o coordenador da Fazenda da Paz.