1º etapa da obra das galerias do Torquato Neto iniciam em maio

A obra será dividida em duas fases

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A prefeitura de Teresina iniciou, na semana passada, o processo de licitação para obras das galerias do bairro Torquato Neto, que sofre constantes alagamentos e problemas de drenagem. Os recursos destinados à construção dessa galeria são na ordem de R$ 71 milhões, provenientes do Governo Federal, através da OGU – Orçamento Geral da União, com contrapartida da Prefeitura de Teresina. A obra será dividida em duas fases. A primeira terá 28 quilômetros de galeria. De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU-Sul), a empresa contratada por licitação deve iniciar a obra em maio.

O superintendente da SDU Sul, Paulo Lopes, explica que todas as etapas da licitação e contratação deve ser iniciada no mês de maio próximo. O prazo para conclusão da obra é de 20 meses. A galeria passará inicialmente pelas regiões mais atingidas, o Polo Industrial Sul, Torquato Neto e Portal Alegria, beneficiando mais de 8.300 famílias.

Efrem Ribeiro

"Nesta primeira etapa da galeria, iremos implementar duas piscinas de contenção para diminuir o fluxo de água na região e facilitar mais o andamento das pessoas. A abertura da licitação foi aberta no último dia 22 de janeiro e imaginamos que em até um mês ela será finalizada. As obras deverão coincidir com o período de fim de chuvas, entre final de abril e maio. O benefício será gigantesco para os moradores", afirma a gerente de obras da SDU Sul, Paula Tavares. 

Ao todo, nestes 46 quilômetros, serão construídos quatro grandes reservatórios que funcionarão como piscinões durante as cheias para conter água e liberar através de um fluxo menor, evitando inundações. Vão ser todos abertos, porém gradeados e com urbanização ao redor, com pista de skate, academia popular, espaço de convivência, bicicletário, estacionamento, quiosque e paisagismo, evitando que fique uma área inutilizada durante a maior parte do ano.

De acordo com a Superintendência, a segunda etapa da obra terá 18 quilômetros de galeria e aguarda a autorização do Ministério das Cidades porque possui um valor bem mais elevado e por abranger outros bairros da região. No momento, a  SDU Sul continua trabalhando na capina e limpeza das ruas do bairro, e ainda, na medida do possível, recuperando trechos de ruas para permitir o deslocamento dos moradores.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES