As astronautas Anne McClain e Christina Koch protagonizarão no próximo dia 29 de Março a primeira caminhada espacial feita exclusivamente por mulheres, a informação foi confirmada pela nasa na última Terça-feira (19). A diretora principal de voo da missão destacou que este marco pode "inspirar" novas gerações.
A diretora principal de voo da missão, Mary Lawrence, explicou em uma conferência no Johnson Space Center de Houston (Texas), que caso aquilo que foi planejado para a missão for cumprido, "Anne e Christina terão a oportunidade de estar na primeira expedição sem homens".
O momento faz parte da Expedição 59, missão que também inclui outros dois percursos espaciais que deverão ser realizados nos dias 22 de março e 8 de abril.
"Será um momento de orgulho para a Nasa", assegurou Lawrence, que estará esse dia em terra junto com Jackie Kagey, que atuará como controladora de voo da caminhada.
McClain, que é comandante do exército dos Estados Unidos e foi piloto de helicóptero, está desde dezembro do ano passado na Estação Espacial Internacional (EEI), onde pesquisadores de diversas nações colaboram lado a lado.
Já Koch, graduada de Engenharia Elétrica e que trabalhou em expedições ao Polo Sul e ao Ártico, fez no último dia 14 de março seu primeiro voo espacial.
Ambas terão como tarefa a substituição de um jogo de baterias.
"Certamente, isto pode inspirar novas gerações de exploradores espaciais", ressaltou Lawrence.
Nesta Sexta-feira (22), sete dias antes do percurso que as duas astronautas esperam fazer, McClain e seu companheiro Nick Hague terão como missão substituir as baterias de níquel-hidrogênio por novas de íones de lítio para o canal de energia em um dos painéis solares da EEI.
Um terceiro percurso, no qual participarão Hague e David Saint-Jacques, integrante da Agência Espacial Canadense, está programado para 8 de abril e terá como objetivo as instalações de cabos na estação.