Uma jovem identificada como Maisa Sousa caiu nesta sexta-feira (7) em uma das enormes voçorocas que crescem no entorno do município de Buriticupu, a cerca de 415 km de São Luís, no Maranhão. A vítima foi resgatada com vida. Conforme moradores da região, a vítima reside em uma das áreas que estão sendo gradualmente engolidas por uma voçoroca.
Segundo o Corpo de Bombeiros do Maranhão, a jovem foi levada pelo Samu para uma unidade hospitalar. Não há mais informações sobre seu estado de saúde.
Essa voçoroca tem cerca de 80 metros de profundidade. Um vídeo mostrou a vítima se mexendo, mas com dificuldade para se levantar. Bombeiros civis foram chamados para realizar o resgate, mas, inicialmente, encontraram dificuldades para se aproximar do local.
Ainda segundo os bombeiros, após ser acionado, deslocou uma equipe do Batalhão de Busca e Salvamento para o local.
A vítima foi resgatada pelos bombeiros, que realizaram o atendimento de primeiros socorros. Segundo informações repassadas à equipe, a jovem estaria em estado de descontrole e teria corrido em direção ao local da voçoroca, ultrapassando a área de isolamento, momento em que acabou caindo. A vítima foi encaminhada a unidade hospitalar pela equipe do Samu
O que são voçorocas?
As crateras são fenômenos geológicos que surgem como fendas no solo, geralmente provocadas pela água da chuva. Se nada é feito para conter, uma cratera pode chegar ao grau de voçoroca, quando atinge um lençol freático.
Em Buriticupu, as crateras se formaram a partir da rápida expansão urbana e como consequência do desmatamento da vegetação nativa em áreas de alta declividade. Na cidade, os abismos chegam até 70 metros de altura e 500 metros de comprimento e ameaçam 'engolir' casas.