Na tarde deste sábado (18), um princípio de incêndio no Rio Anil Shopping, em São Luís, resultou na evacuação do local e no socorro de uma pessoa com ferimentos graves. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), o incidente foi provocado por uma explosão na caixa de força localizada no térreo do shopping, possivelmente causada por problemas elétricos.
Após a explosão, o shopping foi imediatamente evacuado, e equipes do Corpo de Bombeiros iniciaram uma varredura no local para verificar se havia mais feridos. Por razões de segurança, a energia elétrica foi desligada, o que deixou o ambiente escuro e dificultou os trabalhos devido à grande quantidade de fumaça.
Demora no alarme de incêndio e evacuação
Testemunhas relataram que o alarme de incêndio demorou a ser acionado e que os clientes só foram alertados inicialmente pelos lojistas. Alguns minutos depois, seguranças começaram a orientar a saída das pessoas do shopping.
Durante o processo de evacuação, clientes enfrentaram filas para pagar o estacionamento e retirar seus veículos. Somente após algum tempo, a administração do shopping liberou a saída sem cobrança do tíquete.
Esforços das autoridades
O CBMMA segue investigando as causas exatas do incidente e monitorando a segurança no local. A situação gerou preocupação entre frequentadores, lojistas e autoridades, destacando a importância de medidas preventivas e de segurança em grandes espaços comerciais.
SEGUNDO CASO NO MESMO SHOPPING
Um incêndio atingiu o Shopping Rio Anil, no dia 07 de março de 2023. O Corpo de Bombeiros confirmou que estava ocorrendo uma atividade de manutenção no teto do Rio Anil Shopping durante a exibição de filmes no Cinesystem. Essa é agora a principal linha de investigação que apura as causas para o incêndio que causou duas mortes e deixou ao menos 13 pessoas feridas.