SEÇÕES

Suspeito de matar PM do Maranhão é morto durante confronto com a polícia

De acordo com a Polícia Militar, o suspeito foi identificado como Ailton Silva Júnior, de 22 anos.

Major André Felipe era casado e tinha dois filhos. Suspeito do crime tinha 22 anos. | Foto: Reprodução
Siga-nos no

 Um dos suspeitos de envolvimento na morte do major da Polícia Militar do Maranhão, André Felipe dos Santos de Carvalho, morreu no início da tarde desta quinta-feira (1º), após confronto com policiais no bairro São Francisco, em São Luís. Com informações do g1.

 O QUE ACONTECEU

De acordo com a Polícia Militar, o suspeito foi identificado como Ailton Silva Júnior, de 22 anos. Ele teria sido localizado por equipes durante buscas na região conhecida como Ilhinha. Ao ser abordado, teria reagido e houve troca de tiros. Ailton foi atingido, chegou a ser socorrido pelos próprios policiais, mas não resistiu.

A morte foi confirmada pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão, por meio de uma rede social. “Ao reagir à prisão, um dos suspeitos de envolvimento no crime contra o major André Felipe acabou atingido por disparos de arma de fogo, indo a óbito. Nossas forças de segurança seguem em buscas aos demais envolvidos e atuando com firmeza para garantir que todos sejam localizados e presos”, afirmou.

nota da secretaria de segurança pública

Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informou que Ailton Silva Júnior já tinha antecedentes por adulteração de sinais identificadores de veículos e porte ilegal de arma de fogo, com registros desde 2019, quando ele tinha 18 anos.

A SSP acrescentou que os elementos do caso estão sendo reunidos e encaminhados à Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), responsável pelo inquérito que investiga o assassinato do major. A força-tarefa integrada pelas polícias Civil e Militar e pelo setor de inteligência do Estado permanece mobilizada na busca pelos demais envolvidos.

O crime

O major André Felipe dos Santos de Carvalho foi morto a tiros na noite de quarta-feira (30), em um posto de combustíveis no bairro São Francisco, em São Luís. Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que dois homens em uma motocicleta se aproximam do veículo em que ele estava estacionado e efetuam os disparos.

Nas imagens, o major sai do carro e revida os tiros, mas é atingido e cai ao lado do automóvel, que foi alvejado na parte frontal e traseira. Segundo o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), ele estaria sendo perseguido pelos criminosos. A vítima era chefe da seção administrativa do Gabinete Militar da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).

As investigações consideram, neste momento, duas linhas principais: homicídio ou latrocínio. “Estamos no início da apuração, reunindo os elementos necessários, mas a resposta do sistema será firme”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Manoel Almeida.

Vida pessoal e homenagens

O major André Felipe tinha 35 anos, era casado havia sete anos e pai de dois filhos. Ele havia comemorado o aniversário no último dia 21 de abril. O corpo está sendo velado na Academia de Polícia Militar, no Calhau. O sepultamento está marcado para as 15h desta quinta-feira (1º), no Cemitério Pax União, em Paço do Lumiar.

A Assembleia Legislativa do Maranhão emitiu nota de pesar destacando a atuação do oficial no Gabinete Militar. “Que o Major André Felipe seja sempre lembrado com respeito e gratidão por sua trajetória de dedicação e compromisso com o Poder Legislativo maranhense. Rogamos a Deus que o receba em Sua luz eterna e que conceda conforto aos corações enlutados”, diz o comunicado.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também