A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (27) a ‘Operação Faz o Pix’, para cumprir 3 mandados de busca e apreensão, com objetivo de reprimir crimes contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro e associação criminosa na cidade de Caxias, a 360 km de São Luís, Capital do Maranhão.
Segundo a PF, a investigação começou em 2022 e levou à identificação de um esquema de saques fraudulentos de valores do FGTS, inserção de dados falsos nos sistemas de informações bancárias, transferências bancárias não autorizadas, lavagem de dinheiro e associação criminosa, causando altos danos aos cofres públicos.
Também foi autorizado pela Justiça Federal a quebra de sigilo de dados telemáticos, ocorridas no município de Caxias, tanto em residências de investigados como em estabelecimentos comerciais vinculados ao esquema criminoso.
Os investigados poderão responder pelos crimes de:
- Associação criminosa;
- Inserção de dados falsos em sistemas de informações;
- Estelionato;
- Lavagem de dinheiro, dentre outros.
Os materiais apreendidos serão encaminhados para a realização de exames periciais visa, para obtenção de novas provas, e eventuais identificações de outras pessoas envolvidas e outros crimes relacionados.