Sete veículos envolvidos em disputas ilegais de “rachas” foram apreendidos na madrugada desta quinta-feira (10), em São Luís. A ação foi coordenada pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial, com apoio da Polícia Civil.
A operação teve como objetivo coibir a prática de corridas clandestinas em avenidas da capital, realizadas principalmente durante a madrugada. Segundo o MP-MA, além de colocarem em risco a vida de motoristas e pedestres, essas atividades também causam poluição sonora e perturbação do sossego público.
Onde estavam os veículos?
Os automóveis foram localizados e recolhidos com base em mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça. Eles estavam guardados em residências e comércios dos próprios proprietários, que serão responsabilizados por crimes de trânsito, associação criminosa e poluição sonora. “É importante frisar que todos os veículos que estavam participando de ‘pegas’ em São Luís foram filmados e, assim, identificados, bem como os proprietários já estão identificados”, afirmou o promotor Cláudio Guimarães.
A operação continuará nos próximos dias. O MP informou que ainda restam 13 mandados a serem cumpridos e novas ordens judiciais podem ser expedidas. Os carros apreendidos permanecerão sob custódia durante o inquérito e poderão ser objeto de Acordos de Não Persecução Penal, que podem incluir a perda definitiva dos veículos.