O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, em Barreirinhas, receberá nesta sexta-feira (15) o certificado de Patrimônio Natural da Humanidade concedido pela Unesco. A cerimônia será no Parque das Dunas, a partir das 14h, com atrações culturais, entrevista coletiva e solenidade oficial.
Às 15h30, está prevista a coletiva de imprensa com a presença do governador Carlos Brandão, da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, da diretora e representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, e do presidente do ICMBio, Mauro Oliveira Pires.
O título foi concedido em julho de 2024, durante a 46ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Nova Délhi, Índia. Os Lençóis Maranhenses foram o único representante brasileiro entre as 27 candidaturas analisadas, concorrendo com países como China, Reino Unido, Irlanda do Norte e Bósnia e Herzegovina.
Critérios para escolha
Entre os dez itens exigidos para que um lugar seja eleito Patrimônio Mundial, há um pré-requisito básico, segundo a Unesco: "Os locais precisam ter um valor universal excepcional". O lugar também deve representar algum tipo de arquitetura, tecnologia, tradição cultural ou cultura perdida.
Os candidatos na categoria de fenômenos naturais são examinados pela IUCN. Para ser inscrito por suas belezas naturais, o local deve ter excepcional beleza e importância estética.