Um homem de 38 anos, que matou a própria esposa usando um ventilador, foi preso após seis anos, no sábado (17), em Ananindeua, no Pará. O crime de feminicídio ocorreu em dezembro de 2018, em Alcântara, a 22 km de São Luís, Maranhão.
crime brutal
De acordo com a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), o suspeito tinha um relacionamento amoroso com a vítima e, após retornarem de uma festa na residência dela, ele a agrediu violentamente com um ventilador. As agressões desfiguraram o rosto da mulher e causaram traumatismo craniano. A vítima ficou internada em coma por cerca de um mês e meio, mas não resistiu e morreu.
fim do relacionamento
Testemunhas relataram que o crime foi motivado pela ameaça da vítima de terminar o relacionamento. Após ser capturado, o suspeito foi encaminhado a uma unidade prisional no estado do Pará, onde aguarda as decisões da Justiça. A prisão foi realizada no âmbito da “Operação Shamar,” uma força-tarefa nacional de combate à violência doméstica.
Operação Shamar
A Operação Shamar foi lançada no dia 1º de agosto, pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com objetivo de garantir segurança às mulheres maranhenses.
A operação será realizada durante todo o mês, como parte das ações do Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento à violência contra as mulheres.
Durante a operação, as forças de segurança do Maranhão (Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial e Centro Tático Aéreo) concentrarão esforços para o desenvolvimento de ações policiais preventivas, educativas, ostensivas e repressivas em todo o estado.
As ações irão desde palestras, panfletagens e campanhas digitais a diligências para apreensões de armas e drogas e cumprimento de mandados de prisão em aberto.