As buscas pelos irmãos quilombolas Ágata Isabelle, de 5 anos, e Allan Michael, de 4, seguem nesta quinta-feira (8) na zona rural de Bacabal, no Maranhão. As equipes trabalham desde a madrugada com reforço do Corpo de Bombeiros e do Comando de Operações de Sobrevivência em Área Rural (Cosar) da Polícia Militar.
O QUE ACONTECEU
As ações estão concentradas no povoado Santa Rosa, onde, na tarde de quarta-feira (7), foi encontrado com vida o menino de 8 anos, primo das duas crianças. Ele era uma das três crianças que estavam desaparecidas desde o último domingo (4). Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre o estado de saúde dele.
Segundo o Corpo de Bombeiros, após ser localizado, o menino relatou que as outras duas crianças estavam mais à frente da área onde ele foi encontrado. Com isso, as equipes ampliaram as buscas para regiões próximas ao povoado Santa Rosa, que fica perto do quilombo São Sebastião dos Pretos, local onde o desaparecimento foi registrado.
A operação envolve cerca de 55 bombeiros e cobre uma área aproximada de 15 quilômetros. Os trabalhos contam com o apoio de helicóptero, drones com sensor de calor, cães farejadores, além da ajuda de moradores da região. Equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil também participam da ação.
BASE DE APOIO FOI MONTADA
De acordo com a Prefeitura de Bacabal, foi montada uma base de apoio para as equipes, com gerador de energia e estrutura para alimentação, garantindo a continuidade das buscas.
Segundo familiares, as crianças saíram para brincar em uma área de mata próxima ao quilombo no domingo à tarde e não retornaram. Ágata Isabelle e Allan Michael são irmãos e estavam acompanhados do primo de 8 anos.
As buscas começaram ainda no domingo, com varreduras em áreas de mata e em regiões próximas a lagos. Na segunda-feira (5), a mãe, o padrasto e a avó das crianças prestaram depoimento na delegacia e foram liberados.
Prisão não tem ligação confirmada com o caso
Durante as investigações, um homem foi preso na terça-feira (6). Segundo a Polícia Civil, ele é companheiro da avó de uma das crianças, mas não há confirmação de ligação direta entre a prisão e o desaparecimento.
O homem foi detido por conta de um mandado de prisão relacionado a uma denúncia de tentativa de estupro contra uma adolescente de 16 anos. Na casa dele, foram encontrados alguns objetos que estão sendo analisados. O suspeito nega envolvimento no desaparecimento das crianças. As buscas continuam, e a polícia pede que qualquer informação que possa ajudar seja repassada às autoridades.