Águas de Timon amplia cuidados com meio ambiente por meio do avanço do esgotamento sanitário

Águas de Timon amplia investimentos em esgotamento sanitário para transformar Timon em cidade referência em saneamento básico

Avalie a matéria:
Fancisco da Chagas Ferreira, pescador | (Foto: Divulgação)

Os avanços em saneamento básico são essenciais para preservar o meio ambiente e, consequentemente, melhorar a saúde e qualidade de vida de toda a população. Atuando há nove anos no município, a Águas de Timon tem transformado o saneamento do município, promovendo o acesso à água de qualidade através da universalização. 

Atualmente, o foco do trabalho da concessionária está na ampliação da rede de esgoto, garantindo uma realidade mais saudável e sustentável para Timon.

Desde 2022, a concessionária tem investindo de forma robusta na infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto que hoje conta com 46% de cobertura em esgotamento sanitário, compreendendo um sistema de mais de 272 km de rede de esgoto instalada em 20 bairros da cidade, que junto a 3 estações de tratamento de esgoto e 8 elevatórias, promove o ecossistema que atende a coleta, afastamento e tratamento do esgoto gerado na casa do timonense que tem rede disponível instalada pela concessionária em sua rua ou região.

Um dos timonenses beneficiados é o pescador Fancisco da Chagas Ferreira, que sabe bem dessa realidade. Seu sustento está diretamente ligado ao tratamento do esgoto que é lançado no rio que banha a cidade, o Rio Parnaíba. 

“Pesco aqui tem 42 anos e o rio é minha paixão, minha vida. É perceptível a melhoria que teve nele nos últimos anos, tem mais peixe, tem mais animal na beira, o rio tá vivo e isso é parte do cuidado que a gente tem e que o tratamento de esgoto feito pela Águas de Timon promove”, relata.

Toda essa estrutura é um serviço vital que visa usar de forma eficiente um recurso tão essencial e limitado como a água e conservar os rios e florestas através do tratamento adequado de esgoto. 

De maneira direta, a cadeia de saneamento começa com a captação em reservatórios de água, onde ocorre o tratamento e distribuição aos pontos de consumo, sejam eles residenciais ou industriais. Em seguida, o descarte é feito em uma rede de esgoto, direcionando os resíduos para tratamento. O ciclo se completa quando o efluente tratado é reintegrado ao ciclo natural.

Renee Chaveiro é diretor executivo da concessionária e destaca do papel da Águas de Timon na proteção da fauna e da flora presente na região de Timon:

Avançamos diariamente com o esgotamento sanitário e sabemos que o processo de tratar o esgoto gerado é cuidar e preservar o meio ambiente. Com esse serviço garantimos melhoria na saúde pública, e protegemos o solo e os mananciais que cercam a cidade. É um trabalho que nos orgulha, nos motiva a cuidar cada vez mais dos timonenses com um saneamento básico de referência”.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES