Na quarta-feira (17/09), a gerente de Operações da Águas de Timon, Sheeron Bezerra, falou à TV Meio Norte sobre a importância de a população adotar práticas de consumo consciente de água durante o B-R-O BRÓ, período em que o consumo pode aumentar em até 30% devido às altas temperaturas.
De acordo com a profissional, o uso consciente deve fazer parte da rotina das famílias, já que, naturalmente, essa época gera um comportamento de maior demanda por água. “Algumas ações simples, como fechar a torneira ao escovar os dentes, lavar o rosto ou as mãos, já são capazes de economizar pelo menos três litros de água”, destacou.
Sheeron listou algumas medidas práticas para reduzir o desperdício:
- Fechar a torneira ao escovar os dentes, fazer a barba ou ensaboar a louça. Com ela aberta, em apenas dois minutos, podem ser gastos cerca de 13,5 litros de água.
- Organizar a louça antes de lavar. Deixe os utensílios de molho em uma bacia para amolecer a sujeira, lave tudo de uma vez e só depois enxágue. Além disso, o uso de produtos biodegradáveis também ajuda na economia.
- Lavar roupas com consciência. Espere juntar uma quantidade suficiente e verifique se realmente precisam ser lavadas. Peças como calças jeans podem ser usadas mais de uma vez. Um ciclo completo de máquina pode consumir de 100 a 130 litros de água.
- Cuidar do jardim em horários adequados. Evite regar plantas sob o sol forte. Prefira antes das 10h da manhã ou após as 19h, prevenindo a evaporação. No inverno, é possível regar dia sim, dia não. Essas medidas podem economizar até 96 litros de água por dia.
- Substituir a mangueira pela vassoura na limpeza de quintais e calçadas. Uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água. Se o uso de água for indispensável, equipamentos de limpeza a jato são mais econômicos.
- Lavar o carro com balde e pano, evitando o uso contínuo de mangueira.
- Reaproveitar a água da chuva. Cisternas permitem captar e armazenar água que pode ser utilizada para regar plantas, limpar pisos e quintais, entre outras finalidades.
Plano integrado
Segundo Sheeron Bezerra, a Águas de Timon está preparada para garantir o abastecimento no período de maior consumo. “A concessionária promoveu um plano integrado junto ao município, inclusive com o Corpo de Bombeiros, para garantir que os hidrantes estejam aptos em casos de emergência. Também realizamos um planejamento de revisão do sistema de produção e distribuição para assegurar mais fluidez e segurança no abastecimento da população”, explicou.
Ela reforçou ainda a importância da participação da população: “É fundamental também o ato do cliente: o cuidado com o consumo. Por exemplo, ao lavar uma calçada, evitar o uso da mangueira e optar por baldes ou pela varrição. São alternativas que garantem a limpeza e, ao mesmo tempo, preservam a água. Usar de forma consciente significa economia na conta e maior cuidado com esse recurso tão importante”.
Como parte das ações preventivas, a empresa também realizou um trabalho técnico de inspeção com tecnologia de filmagem interna em poços tubulares, identificando oportunidades de melhoria nas estruturas que atendem grande parte da população.
Dicas de saúde para enfrentar o calor
Além da economia de água, a gerente também alertou para os cuidados com a saúde durante o calor intenso, especialmente para os idosos:
- Hidratação constante: idosos sentem menos sede, por isso devem beber água regularmente, mesmo sem sentir vontade.
- Evitar exposição ao sol: prefira horários mais frescos, como início da manhã e fim da tarde.
- Alimentação leve e nutritiva: frutas, legumes e sopas ajudam a manter a hidratação e fornecem nutrientes essenciais.