Palmeiras e Corinthians se enfrentam nesta quarta-feira (6), às 21h30, no Allianz Parque, em duelo decisivo pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O confronto vale vaga nas quartas de final do torneio e também marca o reencontro entre dois amigos de longa data: Maurício, do Palmeiras, e Yuri Alberto, do Corinthians.
Apesar de vestirem camisas historicamente rivais, os atacantes construíram uma forte amizade desde os tempos de seleção brasileira de base, onde atuaram juntos no sub-15, sub-17 e sub-20. A conexão se aprofundou no Internacional, quando ambos defenderam o clube gaúcho nas temporadas de 2020 e 2021.
"Meu irmãozão, gente boa pra caramba! Pegamos Seleção juntos no sub-15, sub-17, sub-20 e depois jogamos juntos no Inter", disse Yuri Alberto, atualmente camisa 9 do Timão.
Conexão fora dos gramados
A amizade, que começou nas concentrações da Granja Comary, foi fortalecida em Porto Alegre e se manteve firme mesmo com os rumos diferentes na carreira. Desde junho de 2024, quando Maurício se transferiu para o Palmeiras, os dois voltaram a estar próximos fisicamente, o que reativou a convivência fora de campo.
"Estamos mais próximos, nos vimos uma vez, ele foi lá em casa e eu fiz um almoço. Ali do lado de São José dos Campos tem uma fábrica de chocolate. Fomos juntos conhecer, foi super bacana", revelou Yuri.
Maurício também falou sobre a relação:
"É uma amizade que vem desde a base. Sempre fomos muito amigos, continuaremos sendo, mas é um Dérbi que vem pela frente e espero que a gente saia classificado."
Clássico com peso decisivo
Apesar da amizade, os dois estarão em lados opostos em um jogo com clima de decisão. O Corinthians, que venceu a partida de ida por 1 a 0, joga por um empate para avançar. Já o Palmeiras precisa vencer por dois gols de diferença para se classificar. Caso vença por apenas um gol, a decisão vai para os pênaltis.
O Dérbi tem implicações além das quatro linhas. O Palmeiras busca se reerguer após o vice-campeonato paulista, enquanto o Corinthians quer evitar uma crise interna às vésperas da votação do impeachment do presidente afastado Augusto Melo.