A expulsão do atacante Vinicius Júnior, do Flamengo, aos 36 minutos do segundo tempo, no clássico contra o Botafogo, na noite deste sábado, deixou os torcedores alvinegros felizes e ao mesmo tempo hostis. No momento em que o jovem de 17 anos deixava o gramado do Nilton Santos, vários alvinegros xingaram, cuspiram e fizeram gestos obscenos para o camisa 10. Uma senhora cometeu racismo contra o atleta, chamando-o de “viado, neguinho safado”.
As câmeras do canal de TV Sportv flagraram o momento em que Vinicius Júnior era xingado por vários torcedores, inclusive pela mulher. Por leitura labial, é possível compreender nitidamente as ofensas feitas ao camisa 20. Nas redes sociais, os rubro-negros compartilharam as imagens e recriminaram o ato de racismo sofrido pelo jovem jogador.
Um torcedor jogou um copo no atacante e foi logo identificado por stwards, que avisaram para polícia. Segundo a "Rádio Globo", o alvinegro confessou que atirou o objeto e disse que não se arrependia.
Após sair do banco de reservas na vitória do Flamengo por 1 a 0, Vinícius Júnior ficou apenas dez minutos em campo antes de ser expulso. Ele entrou aos 26, no lugar de Éverton Ribeiro e, aos 36, chegou atrasado em dividida com Igor Rabello e foi expulso por João Batista de Arruda direto, sem sequer receber o cartão amarelo.