O Grêmio fechou a contratação do argentino Walter Montoya, que estava no Cruz Azul, do México. O meio-campista chega por empréstimo de um ano, com opção de compra e valor fixado. O desembarque em Porto Alegre está previsto para a tarde deste sábado. Após passar por exames médicos, o jogador assina por uma temporada.
O clube gaúcho negocia há cerca de um mês a contratação do gringo. O empresário Jorge Baidek, ex-companheiro de Renato em 1983 no Grêmio, foi quem conduziu as negociações ao lado do executivo em exercício, Carlos Amodeo. Segundo o agente, outros cinco clubes procuraram Montoya, mas a intenção foi fechar com o Grêmio por entender que era um bom ambiente para retomar o seu futebol.
O empréstimo será pago pelo Grêmio ao Cruz Azul, do México, que o liberou por um ano. O momento de Montoya no clube não era bom por conta de um atrito com o técnico Pedro Caixinha. Nos últimos dias, ele concedeu uma entrevista na Rádio La Red, da Argentina, e afirmou que era tratado "como lixo" pelo treinador. Caixinha rebateu e disse que ele era "jogador de treino".
O meio-campista chega para ser opção no meio-campo tanto como volante, como meia pela direita, vaga aberta após a saída de Ramiro para o Corinthians. Alisson era a outra opção para ocupar o setor.
Antes de acertar com o Cruz Azul, Montoya esteve próximo de ser contratado pelo Inter. Mas os mexicanos pagaram US$ 4 milhões na época e fecharam a contratação do argentino. Montoya atuou com frequência no início de 2018, mas no segundo semestre entrou em campo apenas nove vezes, a última delas em outubro.
Até o momento, o Grêmio já acertou a contratação do goleiro Julio Cesar e também do volante Romulo. Ambos em atividade na pré-temporada gremista. A negociação por Felipe Vizeu também deve ter um desfecho nesta sexta-feira, após uma reunião com os empresários do atleta.