SEÇÕES

Você sabia? Botafogo já venceu Atlético de Madrid em jogo de dez gols

Times se enfrentaram em amistoso de 1959 com craques como Didi, Puskás e Garrincha em campo

Garrincha, Vavá e Didi em Atlético de Madrid 4 x 6 Botafogo, em 1959 | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Antes de se enfrentarem oficialmente nesta segunda-feira (23), pela terceira rodada da Copa do Mundo de Clubes, Botafogo e Atlético de Madrid já protagonizaram uma partida histórica e recheada de lendas do futebol. Em 1959, os dois clubes duelaram em um amistoso eletrizante, que terminou com vitória alvinegra por 6 a 4, no estádio Metropolitano, na Espanha.

O confronto contou com alguns dos maiores nomes do futebol mundial. Pelo Botafogo, estavam Nilton Santos, Didi, Garrincha, Zagallo e Quarentinha. Do lado espanhol, Vavá e o lendário húngaro Puskás, emprestado ao Atlético de Madrid apenas para a ocasião, a fim de atrair público e arrecadação.

Espetáculo de Didi e consagração do Botafogo

Didi abriu o placar aos 18 minutos com uma atuação que foi elogiada pela imprensa da época como um “show para o Real Madrid ver”, clube que ele defenderia meses depois. Zagallo ampliou, mas o Atlético reagiu com gols de Vavá e Hollaus. Ainda no primeiro tempo, Quarentinha marcou duas vezes, levando o placar a 4 a 2 para o Alvinegro.

Na segunda etapa, Puskás deixou o dele aos 3 minutos, marcando seu primeiro gol no estádio Metropolitano. O duelo terminou com gols de Zagallo, novamente Puskás e Didi, encerrando o placar em 6 a 4 para o Botafogo, diante de 50 mil espectadores.

Segundo o Jornal dos Sports de 25 de junho de 1959, o público aplaudiu os dois times, que deram volta olímpica ao fim do espetáculo: “Garrincha, Didi e Zagallo foram autênticos ases da pelota, enquanto Puskás, Vavá e Hollaus valeram o preço das tribunas”.

Empate, revanche e o reencontro oficial

O primeiro encontro entre os clubes foi em 1955, também em um amistoso. O jogo terminou empatado em 3 a 3 após o Atlético empatar nos minutos finais com Escudero, terceiro maior artilheiro da história do clube espanhol. Trinta anos depois, em 1985, os Colchoneros venceram o Botafogo por 4 a 2 no Troféu Colombino, na Espanha.

Agora, 66 anos após o duelo mais marcante entre os dois, Botafogo e Atlético de Madrid voltam a se enfrentar, desta vez oficialmente. A partida no Rose Bowl, às 16h (de Brasília), define quem avança às oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes. O Alvinegro, que venceu o PSG na rodada anterior, pode perder por até dois gols de diferença para se classificar sem depender de outros resultados.

Com respeito, mas sem medo, como afirmou o técnico Renato Paiva, o Botafogo tenta reescrever a história, desta vez em jogo valendo vaga no mata-mata.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também