A vitória de 1 a 0 do Sport sobre o Ceará definiu o primeiro rebaixado da Série A do Brasileiro. Com os pontos conquistados na noite desta segunda, o Paraná Clube fica distante 18 pontos do Rubro-Negro pernambucano, primeiro time logo acima do Z-4, com 36 pontos, e não tem mais chances de alcançar.
O Brasileirão tem ainda seis rodadas para o fim, e o Tricolor pode chegar a 18 pontos. Mas, mesmo que vença todas as partidas daqui em diante, não alcança o Sport no número de vitórias. O Tricolor tem apenas três, podendo chegar a nove, enquanto o Sport acumula 10.
Com um rebaixado já definido, outros 10 times ainda correm risco - são três vagas restantes. Chapecoense, América-MG e Vitória estão dentro do Z-4 e são os principais ameaçados.
Porém, o próprio Sport, Ceará, Botafogo, Vasco, Corinthians, Bahia e Fluminense também lutam contra o fantasma do rebaixamento nesta reta final do Campeonato Brasileiro.
O rebaixamento do Paraná já era dado como certo há diversas rodadas, desde que o time alcançou 99% de risco de queda. Com a saída do técnico Claudinei Oliveira em meados de outubro, a diretoria do Paraná contratou Dado Cavalcanti já com o discurso de preparar o time para a temporada 2019.
O Tricolor se despede da Série A com vários marcas negativas. Ele tem apenas 18,8% de aproveitamento e só venceu Fluminense, Bahia e América-MG. Além disso, empatou nove vezes e perdeu outras 20. O time ainda tem a pior sequência sem vitórias da história do Brasileirão de pontos corridos com 18 derrotas ou empates.
O Paraná tem ainda o pior ataque (14 gols marcados), a terceira pior defesa (51 gols sofridos), a pior campanha como mandante (17 pontos em 16 jogos) e como visitante (um ponto em 16 jogos).