A vitória do Palmeiras sobre o Internacional, nessa quarta-feira, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro, reforçou a ideia de que Abel Ferreira está conseguindo montar uma nova versão da equipe após a mais significativa reformulação desde que assumiu o comando técnico.
Com o resultado, o Verdão chegou à quinta vitória consecutiva atuando com uma linha de três zagueiros. A equipe demonstrou segurança durante quase toda a partida diante de um adversário que vive bom momento na temporada e manteve um bom desempenho mesmo com alterações em jogadores-chave — algo que o próprio Abel destacou como um fator que lhe traz mais confiança.
O que aconteceu
A comissão técnica do Palmeiras tem se mostrado bastante contente com a consistência do modelo de jogo, mesmo com a entrada de novos nomes na equipe. Para o último confronto, Abel Ferreira optou por tirar Bruno Fuchs e Emiliano Martínez do time titular, escalando Giay e Aníbal Moreno em seus lugares. Segundo o treinador, a escolha pelos argentinos foi motivada por fatores físicos e táticos.
Após a partida, Abel contou que conversou com os jogadores no vestiário e ressaltou como se sente mais tranquilo ao perceber que pode contar com qualquer atleta do elenco sem comprometer o desempenho da equipe. "Disse isso aos jogadores: é bom quando chego em casa e posso escolher sem ficar muito preocupado. Jogue quem jogar, sei que a equipe vai responder".
Aníbal havia começado como titular apenas uma vez nos últimos 11 jogos. Ele iniciou jogando a final do Campeonato Paulista contra o Corinthians, mas teve uma atuação apagada e acabou perdendo a vaga para Emiliano Martínez ao longo da temporada. Em 2024, o volante já havia perdido espaço no segundo semestre, sem conseguir repetir o bom rendimento do início do ano.
Já Giay tem ganhado mais oportunidades com Abel Ferreira depois de ter sido pouco utilizado no Paulistão. Ele atuou os 90 minutos contra o Sport, jogou meio tempo no clássico com o Corinthians e foi titular durante toda a partida contra o Internacional — e recebeu elogios do treinador após a vitória.
Novo esquema tático
A boa fase do Palmeiras com o novo esquema tático é uma excelente notícia, principalmente diante da maratona de jogos que se aproxima. Abel deve promover um rodízio no elenco nos próximos compromissos. O time encara uma sequência exigente: primeiro, encara o Fortaleza fora de casa, comandado por Juan Pablo Vojvoda, e depois viaja até La Paz para enfrentar o Bolívar. Na edição de 2023 da Libertadores, Abel poupou todos os titulares na ida à Bolívia.
Com isso, o Palmeiras pode ter um “time alternativo de luxo” nas próximas partidas. Paulinho, por exemplo, entrou por 14 minutos nos jogos contra Corinthians e Inter e pode ganhar mais tempo caso alguns atacantes sejam preservados. Maurício, que retornou de uma lesão no ombro recentemente, teve apenas sete minutos em campo diante do Colorado e ainda precisa de mais ritmo de jogo.
Próxima partida
O próximo desafio do Verdão será neste domingo (20), às 18h30 (horário de Brasília), diante do Fortaleza, na Arena Castelão. Após vencer o Inter, o Palmeiras assumiu a vice-liderança do Brasileirão com 10 pontos em 12 possíveis — mesma pontuação do líder Flamengo, que leva vantagem no saldo de gols (9 a 4).
Com informações do Uol