Agora não há como negar: o Real Madrid está em crise. A (mais uma) atuação irreconhecível neste sábado culminou com o gol sofrido aos 49 minutos do segundo tempo, de Manu García, que determinou a derrota para o Alavés, por 1 a 0, em Mendizorroza, pela oitava rodada do Campeonato Espanhol. São quatro jogos consecutivos sem marcar, numa tarde em que os titulares pouco produziram, e Vinicius Junior, com cerca de 15 minutos em campo, nada pôde fazer.
O Alavés não vencia o Real Madrid no Espanhol desde maio de 2000. De lá para cá, eles haviam se enfrentado 12 vezes até hoje, com 11 vitórias dos merengues e um empate, 40 gols pró e sete contra. De fato, um dia histórico no Estádio de Mendizorroza.
A crise também é com o gol: desde 1985 o Real Madrid não ficava quatro jogos sem balançar as redes. São exatas seis horas e 49 minutos de futebol burocrático, escorado nos momentos de pouco brilho de Modric, Bale e Benzema. O último gol foi de Asensio, no dia 22 de setembro, aos 41 minutos do primeiro tempo contra o Espanyol (vitória por 1 a 0).
Após escanteio da esquerda, Courtois saiu mal do gol, redimiu-se com grande defesa na cabeçada de Sobrino, mas a bola sobrou limpa para Manu escorar na pequena área, ganhando de Sergio Ramos. O lance lembrou um pouco o gol de Paolo Guerrero na final do Mundial de Clubes de 2012 entre Corinthians e Chelsea.
Para Vinicius Junior, houve um progresso. Depois de estrear contra o Atlético de Madrid há uma semana ao entrar praticamente no fim do jogo, o atacante brasileiro ganhou mais minutos neste sábado (12, mais os acréscimos). Não houve nenhum lance de destaque, mas o fato de ter sido escolhido antes de Lucas Vázquez indica uma preferência do técnico Julen Lopetegui. A potencial lesão de Bale também o ajudará a ter mais espaço.
O Alavés dormirá a noite de sábado com os mesmos 14 pontos de Barcelona e Real Madrid na liderança do Espanhol após oito rodadas. O Barça visita o Valencia no domingo, enquanto Sevilla, Atlético de Madrid (ou Betis), que também jogam, podem ultrapassá-lo. Veja aqui a classificação atualizada.