O pontapé inicial da final da Copa América, entre Colômbia e Argentina, teve atraso de pelo menos 75 minutos por conta das confusões devido a tentativas de invasão de torcedores das duas seleções no acesso ao Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos. A partida estava prevista para começar às 21h (horário de Brasília), mas começou às 21h45.
As cenas lamentáveis começaram a acontecer assim que os portões foram abertos ao público, com muito empurra-empurra, gritaria, filas quilométricas. O calor fortíssimo de quase 40º C ajudou a deixar a situação ainda pior. Para controlar as invasões e tentar conter as confusões fora do estádio, a segurança do Hard Rock Stadium fechou todos os portões de acesso, inclusive o da área de imprensa, destinados aos jornalistas que realizarão a cobertura da partida.
Em imagens publicadas nas redes sociais, é possível ver que dezenas de torcedores tiveram sucesso na tentativa de invasão, mas alguns foram capturados pela polícia local. Há diversos torcedores machucados e ensanguentados no estádio.
"Informamos que as pessoas que não possuem ingressos não poderão entrar no estádio. Somente aqueles que tiverem ingressos adquiridos poderão entrar assim que os acessos forem reabertos. Informamos que a partida será adiada por 30 minutos, começando às 20:30 hora local", escreveu a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), nas redes sociais.
Em meio ao caos, Argentina e Colômbia se enfrentam na grande final às 21h30 (de Brasília), valendo o cobiçado troféu da competição sul-americana. A Argentina, que é a atual campeã, tenta sua 16ª conquista, o que a isolaria como maior campeã da Copa América em todos os tempos. Já a Colômbia, que só ganhou a taça em 2001, tenta faturar o certame pela 2ª vez na história.