Na última quarta-feira, o Botafogo conquistou uma importante vitória contra o Palmeiras na Libertadores, pelo placar de 2 a 1, no Estádio Nilton Santos. Apesar da vitória e do peso que a mesma tem para o futuro da temporada alvinegra, a partida ficou também marcada por um episódio de racismo, onde um torcedor do Botafogo faz gestos direcionado à torcida do Palmeiras.
Na tarde desta quinta-feira, o Botafogo se pronunciou sobre o acontecimento, onde coloca bem claro que "o gesto de um "torcedor" (em aspas mesmo) não representa os milhões que constituem o Botafogo." O racista em questão foi identificado, e o nome dele é Vinícius Ramos, que até aquele momento era funcionário da Prefeitura de Maricá, mas foi demitido após o caso.
Uma das coisas mais pedidas pelos torcedores nas redes sociais foi acatada: Além do reconhecimento do criminoso, pediam que o mesmo fosse banido do estádio, já que dentro do Nilton Santos se conta com a tecnologia de biometria, o que facilitaria tanto no banimento quanto na investigação policial do criminoso.