Uma árbitra de Santa Catarina conquistou reconhecimento inusitado nesse último domingo (14), na Série C do Campeonato Brasileiro. Charly Wendy Straub Deretti, membro do quadro da FIFA-SC, foi responsável por marcar um pênalti a favor do Remo contra o Amazonas, que se mostrou totalmente inexistente, sendo até mesmo apelidado de "Pênalti Fantasma".
A “infração”, aconteceu aos sete minutos do segundo tempo, com o placar de 2 a 0 a favor do Amazonas. O atacante Muriqui, ex-Avaí, avançou em direção à linha de fundo dentro da área e acabou caindo. Logo atrás dele, o zagueiro Tiago Spice também foi ao chão no mesmo lance, mas sem fazer contato com o adversário.
Devido ao ângulo desfavorável, a arbitragem assinalou a penalidade. O próprio Muriqui assumiu a cobrança e diminuiu a vantagem, resultando no placar final de 2 a 1. É importante ressaltar que não há utilização do VAR na fase inicial da Série C do Campeonato Brasileiro.
Veja o vídeo:
Nas imagens publicadas nas redes sociais, é possível perceber que nem mesmo o narrador e comentarista entendem a penalidade. Após reverem o lance, ambos ficam em dúvida se houve toque do zagueiro Tiago. Em outra gravação é possível ver a jogada de forma clara confirmando que não existiu o pênalti.
O zagueiro do Amazonas chega a não entender se realmente tocou no adversário. A arbitragem não voltou atrás na decisão e favoreceu a marcação do pênalti. O vídeo da marcação viralizou internautas ficaram surpresos com a decisão da arbitragem. Alguns até brincaram como: “parei de assistir depois desse pênalti”.
O Amazonas ocupa a quinta posição na tabela da Série C, acumulando seis pontos em três partidas disputadas. Por outro lado, o Remo, time de Muriqui, está na última colocação da competição, sem pontuar até o momento. O Brusque encontra-se na sexta posição, também com seis pontos, enquanto o Figueirense está em décimo lugar, com quatro pontos e fora da zona de classificação.