No palco de sua primeira vitória na F-1 ? em 2008, pela modesta STR ?, Sebastian Vettel mostrou estar completamente à vontade. O tricampeão da RBR foi imbatível no circuito de Monza neste sábado e conquistou a pole position para o GP da Itália, válido pela 12ª etapa da temporada 2013.
Mais veloz em todas as partes do treino classificatório, Vettel já havia anotado 1m23s859 no Q3, tempo não alcançado pelos rivais. Mas com o cronômetro zerado, já com a pole assegurada, o abusado alemão cravou 1m23s755 e comprovou que está sobrando no lendário circuito italiano. Foi sua quarta pole no ano, a 40ª na carreira. Quem mais se aproximou dele foi seu companheiro de equipe, Mark Webber, que completou a dobradinha da RBR com 1m23s968.
Massa supera Alonso, que reclama
Com seu lugar ameaçado na Ferrari em 2014, Felipe Massa deu sinais de reação justamente na etapa na casa da escuderia italiana. Após uma sexta-feira difícil, o brasileiro estava discreto no início da atividade, mas brilhou nos minutos finais ao marcar 1m24s132 e conquistar o quarto lugar no grid, superando seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, o quinto, com 1m24s142. O espanhol, porém, parece não ter ficado muito satisfeito com o desenrolar da tática da Ferrari no fim do treino. A dupla foi mandada ao mesmo tempo para a pista para que ele pegasse o vácuo de Massa. Porém, ele teria ficado irritado por não conseguir acompanhar o brasileiro, que abriu distância. "Felipe está muito longe", reclamou. Em seguida, uma mensagem em italiano evidenciaria a insatisfação: ?Então, vocês têm que deixá-lo ir. Realmente vocês são gênios! Mamma mia, caras!?, disse ironicamente. Há também a impressão do espanhol ter dito "scemi" (idiotas) ao invés de "geni" (gênios). Após o treino, porém, ele garantiu ter falado "gênios" (entenda a polêmica). Tempo depois, através de um comunicado oficial da Ferrari, Alonso disse que também houve um mal-entendido com as mensagens de rádio. Segundo ele, a frase irônica não foi em relação a Massa, mas sim sobre um episódio com Nico Rosberg (Mercedes).
Hulk surpreende; Hamilton e Kimi decepcionam
Alonso e Massa, porém, foram surpreendidos por um outro carro com motor Ferrari: o de Nico Hulkenberg, com sua Sauber. Com o tempo de 1m24s065 o alemão alcançou um inesperado terceiro lugar no grid, enquanto seu companheiro de time, Esteban Gutiérrez nem do Q1 passou, ficando em 17º. Se Hulk impressionou, Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen decepcionaram e sequer avançaram para o Q3. Piloto com mais poles no ano (cinco), o britânico da Mercedes passou longe da briga pelas primeiras posições: foi eliminado no Q2 e larga em 12º. Ele começará entre os dois carros da Lotus, atrás de Kimi (11º) e à frente de Romain Grosjean (13º). Companheiro de Hamilton, Nico Rosberg ficou com sexto tempo.
Em seu primeiro treino classificatório após ser anunciado como novo piloto da RBR em 2014, Daniel Ricciardo foi bem: colocou a STR na sétima posição no grid. Seu parceiro, Jean-Eric Vergne, que também se classificou para o Q3, fechou o top 10, logo atrás da dupla da McLaren, Sergio Pérez (8º) e Jenson Button (9º).
A tabela de classificação refletiu-se na folha de tempos do Q1. Os seis pilotos que ainda não marcaram pontos no campeonato foram os seis que caíram fora: Esteban Gutiérrez (Sauber), Valtteri Bottas (Williams), Giedo van der Garde (Caterham), Charles Pic (Caterham), Jules Bianchi (Marussia) e Max Chilton (Marussia). Semelhanças também no topo. O mais veloz desta primeira parte da sessão foi o líder do campeonato, Vettel, com 1m24s319. Ele foi seguido pela dupla da Mercedes, Rosberg e Hamilton. Felipe Massa passou com o 14º tempo.