Apesar do quarto lugar no GP da China, em Xangai, Sebastian Vettel defendeu a estratégia utilizada pela Red Bull. Para o alemão, a tática só não gerou melhores resultados por causa das dificuldades na largada.
? Nossa estratégia estava funcionando hoje. Sabíamos que seria crucial ter algumas voltas "limpas" no início, mas não foi o que aconteceu. Fiquei trancado atrás de Nico [Hulkenberg] e, se você segue um carro por muito tempo, acaba tendo problemas nos pneus. Foi difícil encontrar o melhor caminho.
Sem muita velocidade no treino classificatório, Vettel apostou em uma estratégia arriscada no domingo (14). Poupou os pneus macios e largou com os médios, na tentativa de permanecer mais tempo na pista antes da primeira parada. A estratégia, porém, não funcionou porque a Red Bull não conseguiu acompanhar o bom ritmo da Ferrari de Fernando Alonso.
? Não vou culpar ninguém [pelo resultado]. O que aconteceu é normal quando se larga mais atrás. E temos que ser justos. Fernando estava muito rápido, embora no treino não estivesse tão distante dos demais.
Mesmo sem obter o resultado ideal, o alemão segue na liderança da classificação geral de pilotos. No entanto, a vantagem para o segundo colocado reduziu e, agora, Raikkonen aparece apenas três pontos atrás do líder, seguido de perto por Fernando Alonso e Lewis Hamilton.