SEÇÕES

Verstappen vence, Williams volta ao pódio; Bortoleto é 11º no GP do Azerbaijão

GP de Baku teve triunfo do líder Verstappen e primeira conquista da Williams em quatro anos

Max Verstappen celebra vitória no Azerbaijão | Foto: Reuters
Siga-nos no

Max Verstappen largou da pole position e conquistou sua quarta vitória da temporada 2025 no GP do Azerbaijão, disputado neste domingo no Circuito de Baku. O holandês da Red Bull liderou de ponta a ponta e ampliou sua vantagem no Mundial de pilotos.

O segundo lugar ficou com George Russell, que colocou a Mercedes na vice-liderança do campeonato de construtores, superando a Ferrari. A grande surpresa do dia foi Carlos Sainz, da Williams, que subiu ao pódio pela primeira vez desde a transferência da Ferrari para a equipe inglesa nesta temporada, encerrando um jejum de quatro anos no top 3 da Williams.

Desempenho de Bortoleto

Gabriel Bortoleto terminou em 11º, beneficiado por uma punição de 10 segundos a Alexander Albon. O brasileiro começou em 13º, subiu para 12º após a batida que tirou Oscar Piastri da prova e passou Esteban Ocon, Nico Hulkenberg e Lance Stroll com estratégias de pit stop.

Apesar de avançar ao top 10, Bortoleto perdeu posições com sua parada na volta 27, mas terminou à frente de Albon graças à penalização do britânico.

Gabriel Bortoleto no GP do Azerbaijão de F1 — Foto: Simon Galloway/LAT Images 

Estratégias e surpresas

O segundo no grid, Sainz, acabou perdendo posições devido à estratégia da Mercedes, que manteve Russell mais tempo na pista. Ainda assim, a Williams celebrou seu primeiro pódio desde o GP da Bélgica de 2021, quando Russell também terminou em segundo.

O dia foi marcado por incidentes, incluindo a batida de Piastri na largada e problemas de pit stop de Lando Norris, que caiu para oitavo e cruzou a linha de chegada em sétimo, adiando o título de construtores da McLaren.

Classificação final

  1. Max Verstappen (RBR)
  2. George Russell (Mercedes) +14s609
  3. Carlos Sainz (Williams) +19s199
  4. Kimi Antonelli (Mercedes) +21s760
  5. Liam Lawson (RB) +33s290
  6. Yuki Tsunoda (RBR) +33s808
  7. Lando Norris (McLaren) +34s217
  8. Lewis Hamilton (Ferrari) +36s310
  9. Charles Leclerc (Ferrari) +36s774
  10. Isack Hadjar (RB) +38s982
  11. Gabriel Bortoleto (Sauber) +67s606

    Abandonou: Oscar Piastri (McLaren)

No campeonato de construtores, a Mercedes assumiu a vice-liderança, enquanto a Red Bull segue líder, e a Williams comemora um resultado histórico no top 3.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também