Em setembro deste ano, o corredor Cleberton Souza, venceu a 1ª Ultramaratona da América do Sul, a 1000 km Brasil, realizada em Paulo de Frontin, a 85 km da cidade do Rio de Janeiro. Com isso, Cleberton se tornou o 1º sul-americano a completar uma prova de quatro dígitos de percurso. Agora o atleta aposta na 94ª edição da corrida de São Silvestre.
O feito do corredor rendeu um livro, no qual ele explica passo a passo como foi feita a sua preparação de cinco meses para o evento e como foi completar o longo percurso em 169h e 40 minutos superando os concorrentes considerados favoritos na maratona.
“Aqui eu explico como foi a preparação e o durante a prova, e vou dando várias dicas importantes. Abrindo o jogo mesmo. A gente percebe que as pessoas acabam entrando para esse mundo bastante desinformadas. No livro eu abro tudo mesmo, para que se a pessoa quiser realizar a prova, ela vai estar com a faca e o queijo na mão”, explica.
Para se tornar o vencedor da maratona, Cleberton precisou superar vários obstáculos. Além dos 1000 km de trajeto, percurso de barro, com subidas e descidas, o corredor ainda precisou conciliar os seus treinamentos com a rotina de trabalho.
“Eu trabalho muito, muito mesmo. Das 9 da manhã até umas 11 da noite. Sou empresário, sou pastor, e precisei achar um tempinho nas madrugadas para conseguir treinar, mas no final valeu a pena”, garantiu.