Em disputa acirrada por posição no Santos, Éverson e Vanderlei estão se destacando como os goleiros mais decisivos do Campeonato Brasileiro, dominando o quesito à frente de Weverton, do Palmeiras. O ranking do Espião Estatístico leva em consideração defesas difíceis e gols sofridos apenas quando o time está empatando ou vencendo por um gol de diferença, defesas importantes ou gols que mudam a pontuação na tabela de classificação da competição. Do Globo Esporte.
Ivan Storti/Santos FC
Santos tem melhor defesa.
O Santos sofreu sete gols no Brasileirão, seis deles quando Vanderlei estava no gol, em seis jogos, e um com Éverson, em quatro partidas, mas apenas um deles é considerado para o cálculo do goleiro mais decisivo. Isso porque com Vanderlei no gol contra o Grêmio e o Fluminense, e com Éverson embaixo das traves contra o Atlético-MG, o Santos já vencia por 2 a 0 quando foi vazado. Os gols sofridos não tiveram influência no resultado da partida.
Weverton, goleiro titular do Palmeiras — Foto: Vinícius Costa/BP Filmes
Por outro lado, Éverson fez duas defesas difíceis em momentos decisivos, e Vanderlei, seis. O ranking do Espião Estatístico determina o percentual que essas defesas difíceis têm sobre os gols sofridos. Éverson tem aproveitamento de 100%, e Vanderlei de 85,7%. O terceiro goleiro mais decisivo é Weverton, do Palmeiras, que em nove jogos sofreu dois gols decisivos e conseguiu fazer oito defesas difíceis, um aproveitamento de 80% nos lances decisivos.
O goleiro Jordi tem sido muito exigido no gol do CSA — Foto: Ascom CSA
O trio de goleiros que disputam a liderança da classificação do Brasileiro se destaca basicamente por sofrerem poucos gols. Já o goleiro Jordi, do CSA, por fazer um número impressionante de defesas difíceis: foram 22 decisivas até aqui duas até aqui (foram 30 no total em dez partidas), mas como sofreu sete gols, seu aproveitamento em lances decisivos está em 75,9%.
Veja o ranking com os goleiros que estiveram em campo em pelo menos 40% das rodadas do Brasileirão após a rodada #10.
*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Leandro Silva, Roberto Maleson e Valmir Storti.