A vitória sofrida sobre a Costa Rica, que se despediu da competição, deixou o Brasil na primeira colocação do Grupo E na Copa do Mundo de 2018 na Rússia, com quatro pontos, mas ainda com uma rodada pela frente e uma série de possibilidades. A participação brasileira na primeira fase terminará contra a Sérvia, na quarta-feira, em Moscou, e um empate garante a classificação para as oitavas de final da competição.
Os classificados do Grupo E terão pela frente seleções do Grupo F. México e Suécia entram em campo neste sábado contra Coreia do Sul e Alemanha, respectivamente, podendo garantir a vaga nas oitavas de final caso ambos vençam.
Veja abaixo os cenários que esperam a seleção brasileira na última rodada. Os dois jogos do Grupo E acontecem na quarta-feira, às 15 horas (de Brasília). Os critérios de desempate são, pela ordem, saldo de gols, gols marcados, confronto direto, fair play e sorteio.
Brasil
• Se vencer, o Brasil garante a primeira colocação do Grupo E se a Suíça tropeçar contra a Costa Rica ou conquistar uma vitória pela mesma diferença de gols do Brasil contra a Sérvia. Se os suíços fizerem um gol de vantagem a mais, a decisão irá para o número de gols marcados e pode chegar ao sorteio.
• Se empatar, o Brasil fica em primeiro lugar se a Suíça não vencer a Costa Rica. E fica em segundo, se os suíços conquistarem a vitória.
• Se perder, o Brasil só não fica fora da Copa do Mundo se a Suíça também for derrotada pela Costa Rica pela mesma diferença de gols. Se os suíços perderem por um gol a menos de vantagem, as duas seleções podem decidir a vaga até no sorteio.
Suíça
• A Suíça se classifica com um empate sem depender do outro jogo.
• Para ser primeira do grupo, precisa vencer a Costa Rica e torcer para o Brasil tropeçar ou vencer a Sérvia por uma diferença menor de gols. Ainda assim, as duas seleções poderão terminar empatadas em todos os critérios e levar a decisão para o sorteio da Fifa.
Sérvia
• A Sérvia se classifica com vitória sobre o Brasil. Para ser primeira colocada, precisa torcer por um tropeço da Suíça contra a Costa Rica. Se empatar, só conseguirá a vaga caso a Costa Rica vença a Suíça por dois gols de diferença.