Uma grande festa está sendo preparada para este sábado, às 16h10m, no Maracanã. O Vasco enfrenta o Ipatinga envolvido com as comemorações dos 111 anos do clube, a iminente liderança da Série B e a provável quebra do recorde de público de todas as quatro divisões do Campeonato Brasileiro desta temporada.
Mas, para os jogadores, a euforia deve ficar só na arquibancada. Afinal, como diz um velho ditado do futebol, nada foi combinado com o rival mineiro. - O oba-oba foi criado e tem muito a ver com o aniversário do clube. Mas a festa não pode passar da arquibancada para o campo. Sabemos que não vai ser fácil vencer o Ipatinga - disse o lateral Ramon. O jogo, pela 19ª rodada da competição, vai ser transmitido ao vivo pelo canal Premiere, no sistema pay-per-view, para todo o país.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos dos principais lances, a partir das 15h40m. A preocupação do técnico Dorival Júnior durante a semana foi evitar que o clima de oba-oba dos torcedores contaminasse o time. O Ipatinga está no meio da tabela, em 12º lugar, com 24 pontos, mas vem crescendo no campeonato. Por isso, o tom nas entrevistas sempre foi de respeito e seriedade. - Fiquei muito contente em ver a reação do grupo. Eles estão bem conscientes do que significa o jogo contra o Ipatinga. Tenho certeza de que teremos um jogo difícil e complicado.
Por isso peço paciência ao torcedor, que apoie o time e não espere uma partida tranquila - disse Dorival Júnior. Com a derrota do Atlético-GO na última terça-feira para o Bahia, o Vasco ganhou a chance de terminar o primeiro turno na ponta da tabela. Os dois times têm 36 pontos e basta um empate neste sábado para os cruzmaltinos assumirem a liderança. Dorival Júnior vai ter a volta de Paulo Sérgio na lateral direita. Um alívio para quem nas últimas rodadas precisou improvisar meias no setor. Até a noite de sexta-feira, 56.538 ingressos foram vendidos de forma antecipada para a partida.
Os torcedores vão ter a chance de ultrapassar a marca do confronto entre Flamengo e Atlético-PR, na partida em que o atacante Adriano fez sua reestreia pelo time rubro-negro. No total, 68.217 pessoas assistiram ao jogo. Na partida entre Vasco e Ipatinga, o público pode chegar a 87.205 pessoas. Mas foram colocados apenas 68.059 ingressos à venda. Os outros 18.926 lugares foram separados e não podem ser comercializados. O goleiro Fernando Prass acredita que os ares de comemoração aumentam a motivação dos adversários. -
O clima de festa com certeza vai incentivar os jogadores do Ipatinga. Apesar de nada ter saído das nossas bocas, a gente sabe que esse ambiente deixa o adversário sempre mais mordido já que eles pensam que vão vir aqui para ser meros coadjuvantes da festa - afirmou