Van Gaal contra Scaloni: Holanda x Argentina tem duelo entre treinadores

Os dois são chegam sob retrospecto extremamente favorável para o jogo decisivo. Sob o comando de Van Gaal, a Holanda está invicta há 19 partidas.

técnicos | Montagem por ge
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um duelo de gerações marca o Holanda x Argentina de sexta-feira, às 16h (de Brasília), pelas quartas de final da Copa do Mundo. Do lado holandês, estará Louis Van Gaal, 71 anos, o treinador mais velho do Mundial; do argentino, Lionel Scaloni, 44 anos, o técnico mais novo da competição

Os dois são chegam sob retrospecto extremamente favorável para o jogo decisivo. Sob o comando de Van Gaal, a Holanda está invicta há 19 partidas. Na Copa do Mundo, em quatro partidas, são três vitórias e um empate. O único tropeço ocorreu diante de um sul-americano: 1 a 1 com o Equador, na etapa de grupos.

A “Scaloneta” também possui retrospecto expressivo. A derrota para a Arábia Saudita na estreia no Mundial foi a única da Argentina nas últimas 40 partidas sob o comando de Lionel Scaloni.

Van Gaal e Scaloni: duelo de gerações entre holandês e argentino (Foto: Montagem por ge)

Leia Mais

Antes do tropeço contra os sauditas, uma das maiores surpresas do Mundial do Catar, o time havia sido derrotado pela última vez em 2019, na semifinal da Copa América para o Brasil.

A diferença de idade de quase 30 anos fez Scaloni e Van Gaal se encontrarem apenas em uma situação. Em 16 de novembro de 2002, Scaloni anotou o primeiro gol da vitória por 2 a 0 do Deportivo La Coruña sobre o Barcelona, na época comandado pelo holandês.

Antes de figurar como treinador da Argentina em 2022, Scaloni defendeu a seleção alviceleste como jogador na Copa de 2006, quando Van Gaal voltava ao país natal para reconstruir a carreira no AZ Alkmaar.

Como técnico, Van Gaal teve a experiência de comandar a Holanda na Copa do Mundo de 2014, quando a equipe europeia parou na semifinal justamente ao perder nos pênaltis para a Argentina.

Oito anos depois, o holandês luta por uma história diferente, com classificação sobre os bicampeões mundiais.

– Estamos nas quartas, e a Argentina foi o time que nos eliminou nos pênaltis da última vez que nos enfrentamos. Então, temos contas a acertar com eles – comentou o treinador à ESPN holandesa.

A ascensão de Scaloni como treinador impressiona. Depois de se aposentar como atleta, o argentino começou trabalhando nas categorias de base do Mallorca e fez parte da comissão técnica de Jorge Sampaoli no Sevilla, da Espanha.

O trabalho com a seleção argentina começou no sub-20 e como observador de Sampaoli na Copa do Mundo de 2018.

Scaloni assumiu como interino no fim de 2018 e se tornou o treinador efetivo da Argentina em 2019. Na primeira temporada, terminou com o terceiro lugar da Copa América, perdendo a semifinal para o Brasil.

Desde então, cresceu na profissão e como comandante da seleção. Scaloni conquistou a Copa América de 2021, quebrando um jejum de quase três décadas sem troféus da seleção alviceleste. Neste ano, ainda levou o time a bater a Itália na primeira edição da Finalíssima, em Londres.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES