De acordo com o Diario Extra, jornal popular da Costa Rica, a embaixada costarriquenha em Montevidéu foi vandalizada após a derrota dos uruguaios na estreia da Copa do Mundo de 2014.
O muro que cerca o prédio foi pichado com a palavra ?muertos? (?mortos?, em português). A mensagem foi deixada justamente no sábado, enquanto o embaixador costarriquenho no Uruguai, José María Tijerino, assistia à partida com representantes do governo uruguaio.
A pichação é uma ameaça decorrente justamente do resultado do jogo no Estádio do Castelão, em Fortaleza. Apesar de terem saído em desvantagem, os comandados do técnico Jorge Luis Pinto venceram por 3 a 1. O jogo abriu a primeira rodada do Grupo D.
Ainda segundo o jornal, ?o governo do Uruguai e as autoridades diplomáticas costarriquenhas se mostram preocupadas? com a mensagem.
?Depois de descobrirem a pichação nos muros da sede diplomática, as autoridades locais pediram aos estabelecimentos comerciais próximos a colaboração, no sentido de apresentarem vídeos gravados por câmeras de segurança. Deste modo, esperam encontrar os responsáveis pelo ato, que transcende o fanatismo e se transforma em delito?, analisou.
As duas equipes voltam a entrar em campo ainda nesta semana pela segunda rodada do Grupo D. Na quinta-feira, o Uruguai encara a Inglaterra em busca de reação, em jogo na cidade de São Paulo. No dia seguinte, Itália e Costa Rica medem forças no Recife pela liderança da chave.