O volante Júnior Urso rescindiu seu contrato com o Guangzhou R&F, da China, após duas temporadas no clube. Nos bastidores, ele já teve o nome ligado a Flamengo, São Paulo e Corinthians, mas não tem negociação avançada com nenhum dos clubes.
Aos 29 anos, ele teria mais um ano de vínculo com o clube chinês, mas não está nos planos. Como o Guangzhou acaba de contratar dois estrangeiros para o atual elenco, ele acertou a sua saída.
André Figer, empresário do jogador, esteve na China para fazer um acordo financeiro e resolver a situação. Além dele, o meia Renatinho, de 30 anos, também não será utilizado pelo Guangzhou.
Revelado pelo Santo André, Júnior Urso tem passagens ainda por Ituano, Paraná Clube, Avaí, Coritiba, Atlético-MG e, também na China, pelo Shandong Luneng. Ele teve uma boa passagem pelo Galo em 2016, marcando sete gols em 48 partidas disputadas pela equipe mineira.
Corinthians: Carille quer, mas salário trava
Natural de Taboão da Serra, Júnior Urso era corintiano na infância, assim como todos os seus familiares. Em 2011, quando defendeu o Avaí, ele não escondeu o sentimento pelo clube.
– Torcia bastante para o Corinthians, era vidrado em acompanhar Marcelinho Carioca e Ricardinho. Depois que o futebol tornou-se profissão, não tenho tanto apego – afirmou.
Fábio Carille gosta do jogador e vê com bons olhos a chegada de mais um segundo volante. Com a mudança no posicionamento de Ramiro, que passará a atuar na linha de lado, o elenco conta com Richard e Ángelo Araos para a função. Renê Júnior, que se recupera de lesão no joelho, ainda não está apto para jogar. Sem espaço, Douglas foi cedido ao Bahia na semana passada.
O problema, porém, é o valor. O acerto com Júnior Urso dependeria de uma boa bonificação em luvas e de um salário acima do teto do Corinthians hoje, que é de R$ 450 mil. Diante disso, o presidente Andrés Sanchez considera o negócio fora de cogitação.
São Paulo: desejo antigo, mas...
Júnior Urso é um desejo antigo e foi alvo no passado recente, mas a negociação não foi possível. Houve conversas sobre o volante agora e há boa relação com o grupo Figer, responsável por gerenciar a carreira do jogador. Mas a informação nos bastidores do Tricolor é de que o Flamengo tem negociação avançada e financeiramente não é possível competir com os valores de luvas e salários supostamente oferecidos.
Além disso, no São Paulo há quem defenda mais espaço aos garotos Luan, Liziero e Diego, capitão do time campeão da Copinha e que teria de ser promovido ao elenco profissional.
Flamengo: dirigentes negam o interesse
No Flamengo, não há qualquer indício de negociação avançada pelo jogador. O nome de Júnior Urso até foi um dos muitos debatidos no futebol, mas não foram abertas negociações e o nome não foi levado para avaliação de Abel Braga.
Com Cuellar e Piris da Motta como figuras frequentes nas listas de Colômbia e Paraguai, respectivamente, a comissão técnica avalia a necessidade de contratação de mais um volante. Por outro lado, o Rubro-Negro espera uma definição sobre o imbróglio envolvendo a ida de Ronaldo para o Santos. Ele foi elogiado por Abel após a partida contra o Boavista, deixou boa impressão na pré-temporada, mas foi envolvido na transação que levou Bruno Henrique para o Ninho do Urubu. Uma divergência nos salários, entretanto, travou o negócio, e o jogador segue treinando separado no Rio de Janeiro.