Na manhã desta segunda-feira (4), a Uefa confirmou o fim da fase de grupos de suas competições no continente. Na atual temporada, foi a última com 32 times se classificando, sendo o terceiro colocado avançando para Liga Europa e Conference League. No novo formato, as três competições passam a ter 36 equipes.
Os times classificados irão ser divididos em quatro grupos, com critérios específicos. Cada time irá jogar contra oito vezes, contra duas equipes de cada pote, como mandante e visitante. Os oito melhores nessa fase de “pontos corridos” garantem vaga nas oitavas de final. Entre os 9° e 24° colocados, disputarão um playoff para tentar a vaga nas oitavas. Do 25° ao 36° estarão eliminados. Essa mesma forma de disputa valerá para a Liga Europa e Conference League.
A partir das oitavas de final, continuam os mesmos moldes, com jogos de ida e volta, até a semifinal, com a grande final em local neutro. Com essa mudança, o campeão da Liga dos Campeões poderá jogar entre 13 e 15 jogos.
“Isto dá aos clubes a oportunidade de se testarem contra um leque mais vasto de adversários e aumenta a probabilidade de os torcedores verem as equipes de topo se enfrentarem com mais frequência e mais cedo na competição. Também resultará em jogos mais competitivos para todos os clubes.” disse a Uefa, em comunicado oficial.